Após determinar há uma semana que suspenderia suas atividades até segunda ordem devido à morte de Farid Abrão David, seu ex-presidente, a Beija-Flor anuncia o retorno da disputa de samba para 7 de janeiro, a primeira quinta-feira de 2021. Na ocasião, serão retomadas as apresentações e eliminações das obras que concorrem para representar o enredo escolhido pela escola para o Carnaval de 2021: “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”.
Iniciado no fim de novembro, o concurso de sambas-enredo teve 30 canções inscritas e, após três eliminatórias, 13 delas seguem na disputa. As composições são de poetas que integram a comunidade da azul e branco. Eles são os únicos autorizados, além da diretoria da instituição, a acompanhar os eventos da disputa de samba na quadra em Nilópolis.
Devido à pandemia da Covid-19, a presença do público não é permitida e os compositores só podem assistir, isolados em camarotes, às apresentações das obras que criaram. Gravados pela escola, os sambas estão disponíveis nas redes sociais da Beija-Flor desde o início de dezembro.
Confira abaixo os 13 que ainda permanecem na disputa:
Samba 39, Sidney de Pilares e cia
Samba 08, Lia de Itamaracá e cia
Samba 26, Lucas Gringo e cia
Samba 02, Rodrigo Cavanha e cia
Samba 22, Jurandir Terra e cia
Samba 07, Dr. Rogério e cia
Samba 77, Marcelo Guimarães e cia
Samba 51, Picolé da Beija-Flor e cia
Samba 85, Ailson Picanço e cia
Samba 11, Luciano Tavares e cia
Samba 01, J.Velloso e cia
Samba 04, Kiraizinho e cia