Lavagem da Sapucaí 2022 - Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Marquês de Sapucaí veste branco e passa pelos últimos ajustes antes do Carnaval 2022

A noite de ontem deu início à contagem regressiva para o carnaval de 2022. Após o período de silêncio provocado pela pandemia de COVID-19, as escolas de samba voltaram a energizar o altar do carnaval desde março, em um ciclo encerrado neste domingo (10), com a tradicional lavagem da pista de desfiles e o teste de luz e som realizado durante o ensaio técnico da Unidos do Viradouro.

O pontapé inicial da última noite de ensaios técnicos ficou a cargo da cantora Mart’nália, que aqueceu o público para um momento de axé, em que membros de diferentes agremiações promovem uma celebração de paz, união e espiritualidade, abrindo os caminhos para os desfiles que irão ocorrer na próxima semana. A lavagem da Sapucaí este ano teve uma expectativa especial, uma espécie de purificação ao público saudoso dos desfiles das Escolas de Samba e aos profissionais do carnaval, que enfrentaram um dos períodos mais difíceis da história da festa, com paralisação dos barracões, desligamentos de suas funções, além das muitas perdas para o coronavírus. Estar de volta à Avenida sob as bençãos das baianas e ogãs, banhados por água de cheiro, benzidos por folhas de arruda e espadas-de-são-jorge traz um brilho de esperança.

Das arquibancadas o público viu o tapete branco se estender, formado por diferentes segmentos, com representantes de todas as escolas. Do carro de som, sambas de enredo clássicos e modernos despertaram os corpos ainda enferrujados pela interminável temporada de isolamento social. Uma linda celebração à maior festa popular do Brasil.

Lavagem da Sapucaí 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Lavagem da Sapucaí 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Lavagem da Sapucaí 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Em seguida foi a vez da campeã do carnaval de 2020, a Unidos do Viradouro, realizar seu ensaio técnico. Com a responsabilidade de defender o título e manter a taça em Niterói, a comunidade cantou com força. Pulmões cheios de ar e sorrisos cheios de vida. A Furacão Vermelho e Branco, bateria conduzida pelo experiente Mestre Ciça, foi um espetáculo à parte. Com uma força que fez jus ao nome que carrega, impôs um ritmo mais pra frente para incendiar os desfilantes. No carro de som, o intérprete Zé Paulo Sierra correspondeu com a mesma frequência, conduzindo a comunidade com energia que lhe é peculiar. Em conjunto, carro de som e bateria imprimiram uma cadência mais enérgica e festiva a um samba de características melódicas. Com o enredo Não Há Tristeza Que Possa Suportar Tanta Alegria, a Unidos do Viradouro fez questão de mostrar que vem brigar pelo título.

Ensaio técnico Viradouro 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Ainda sob ajustes, o som da Marquês de Sapucaí foi um ponto negativo da festa. A última noite de ensaios técnicos é tradicionalmente o momento de testar os falantes, a distribuição, a logística e operação do áudio. A dificuldade de distribuição sonora em espaço aberto em um palco em movimento é real, mas não pode servir para justificar os desacertos comuns neste setor, que não condiz com o título de maior espetáculo da Terra que nosso carnaval conquistou. Sabendo disso, os organizadores do evento deveriam prever outras noites de teste, passagens de som com as agremiações e cenas pré-gravadas para o ajuste dos microfones de cada intérprete e das baterias que vão cruzar a Avenida. Uma demanda apresentada de forma recorrente pelos cantores e mestres que fazem do carnaval uma festa de samba. Este deve chegar com clareza e pressão suficientes para o público, o que ainda não aconteceu. Vamos aguardar as noites de desfiles.

Outro ponto de testes foi o novo sistema de iluminação, instalado recentemente no sambódromo. Para este carnaval as luzes de led, com combinações diversas de cores, irão colorir os céus, as arquibancadas e a pista enquanto estiver vazia. Para o futuro a Liesa e a Riotur vem discutindo o uso cênico pelas escolas; isto é, cada agremiação contará com seu próprio projeto de luz, de modo a utilizá-la para beneficiar suas alegorias e fantasias, tal qual se faz em um teatro ou espetáculo musical. Um projeto que precisa de um prazo maior para ser implementado, pois o uso inadequado da luz pode alterar completamente as cores e a visibilidade de fantasias e alegorias. Bem coordenado pode representar um grande incremento artístico para os desfiles. Vamos aguardar!

Erika Januza rainha de bateria Viradouro 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Ensaio técnico Viradouro 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

Ensaio técnico Viradouro 2022 – Foto: Larissa Ribeiro/Carnavalizados

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*