Sábado e domingo, 14 e 15, vão marcar a aguardada estreia dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí rumo ao Rio Carnaval 2023 — a primeira temporada regular da folia desde 2020, quando começou a pandemia. Nesta semana, vão se apresentar no Sambódromo carioca três escolas da Série Ouro (o antigo Grupo de Acesso) e outras duas do Grupo Especial.
Na primeira noite de treinos, sábado, vão cruzar a pista Lins Imperial (20h); Estácio de Sá (21h) e Inocentes de Belford Roxo (22h). No domingo, terão vez Império Serrano (20h30m) e Paraíso do Tuiuti (22h). O calendário terá continuidade na semana seguinte.
No caso do Grupo Especial, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) estabeleceu que, no domingo, as escolas vão se concentrar a partir das regiões conhecidas como “Balança, mas não cai” (no caso do Império Serrano) e Correios (Tuiuti). O horário de início da preparação dos componentes será informado pelas agremiações.
A previsão é que os portões do passarela estejam abertos ao público a partir das 17h, com entrada gratuita, como tradicionalmente acontece. A entrada com alimentos e bebidas para consumo próprio está autorizada. Esquemas especiais em transportes coletivos serão anunciados ao longo da semana pelas concessionárias, caso assim decidam.Ensaios na Sapucaí serão transmitidos com mega estrutura e Milton Cunha no comando
Confira o calendário dos ensaios do Especial:
Dia 15 janeiro (domingo)
20h30 – Império Serrano
22h – Paraíso do Tuiuti
Dia 22 janeiro (domingo)
20h30 – Imperatriz Leopoldinense
22h – Unidos da Tijuca
Dia 29 janeiro (domingo)
20h30 – Mocidade Independente de Padre Miguel
22h – Estação Primeira de Mangueira
Dia 5 fevereiro (domingo)
20h30 – Acadêmicos do Salgueiro
22h – Portela
Dia 11 fevereiro (sábado) – Teste de luz e som
18h30 – Lavagem da pista
20h30 – Unidos de Vila Isabel
22h – Unidos do Viradouro
Dia 12 fevereiro (domingo) – Teste de luz a som
20h30 – Beija-Flor de Nilópolis
22h – Acadêmicos do Grande Rio