Ensaio técnico 2023 começa neste fim de semana - Foto: Fernando Tribino/Carnavalizados

Temporada de ensaios técnicos na Sapucaí começa neste fim de semana

Sábado e domingo, 14 e 15, vão marcar a aguardada estreia dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí rumo ao Rio Carnaval 2023 — a primeira temporada regular da folia desde 2020, quando começou a pandemia. Nesta semana, vão se apresentar no Sambódromo carioca três escolas da Série Ouro (o antigo Grupo de Acesso) e outras duas do Grupo Especial.

Na primeira noite de treinos, sábado, vão cruzar a pista Lins Imperial (20h); Estácio de Sá (21h) e Inocentes de Belford Roxo (22h). No domingo, terão vez Império Serrano (20h30m) e Paraíso do Tuiuti (22h). O calendário terá continuidade na semana seguinte.

No caso do Grupo Especial, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) estabeleceu que, no domingo, as escolas vão se concentrar a partir das regiões conhecidas como “Balança, mas não cai” (no caso do Império Serrano) e Correios (Tuiuti). O horário de início da preparação dos componentes será informado pelas agremiações.

A previsão é que os portões do passarela estejam abertos ao público a partir das 17h, com entrada gratuita, como tradicionalmente acontece. A entrada com alimentos e bebidas para consumo próprio está autorizada. Esquemas especiais em transportes coletivos serão anunciados ao longo da semana pelas concessionárias, caso assim decidam.Ensaios na Sapucaí serão transmitidos com mega estrutura e Milton Cunha no comando

A temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí será transmitida ao vivo pelo Youtube graças a uma mega estrutura preparada pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Os treinos começam amanhã, 15, e vão acontecer até o dia 12 de fevereiro — com a tradicional lavagem da pista de desfiles no dia 11. Tudo poderá ser acompanhado por foliões do Brasil e do mundo inteiro pela internet.
Essa será a segunda vez que a entidade registra os treinos em tempo real com o auxílio da produtora audiovisual Fitamarela, especializada no mercado do samba, e do apresentador Milton Cunha (também comentarista de Carnaval da TV Globo). A parceria repete o sucesso do ano passado, quando internautas assistiram aos ensaios em 534 mil pontos de acesso com média de três pessoas conectadas ao evento em cada um deles, na estimativa da Liesa.
— Vamos seguir focados no valor cultural das escolas de samba, nas pessoas que fazem parte delas e no público que comparece em peso à Sapucaí — diz Milton, em referência à entrada gratuita no evento: — É uma oportunidade única de conectarmos os apaixonados pela festa.
Como na última vez, Milton acompanhará as passagens das escolas pela Avenida diretamente do início dela, no Setor 3 — na estreia, vão se apresentar Paraíso do Tuiuti (20h30m) e Império Serrano (22h). Conectado ao âncora, estará o time de repórteres formado por Vivi Martins, Laíza Bastos e Mariana Moreno, todas ligadas à folia o ano inteiro.

Confira o calendário dos ensaios do Especial:

Dia 15 janeiro (domingo)
20h30 – Império Serrano
22h – Paraíso do Tuiuti

Dia 22 janeiro (domingo)
20h30 – Imperatriz Leopoldinense
22h – Unidos da Tijuca

Dia 29 janeiro (domingo)
20h30 – Mocidade Independente de Padre Miguel
22h – Estação Primeira de Mangueira

Dia 5 fevereiro (domingo)
20h30 – Acadêmicos do Salgueiro
22h – Portela

Dia 11 fevereiro (sábado) – Teste de luz e som
18h30 – Lavagem da pista
20h30 – Unidos de Vila Isabel
22h – Unidos do Viradouro

Dia 12 fevereiro (domingo) – Teste de luz a som
20h30 – Beija-Flor de Nilópolis
22h – Acadêmicos do Grande Rio

 

 

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*