Marca Rio Carnaval - Foto: Divulgação

Em Cannes, marca ‘Rio Carnaval’ tem conquista dupla no maior prêmio mundial da publicidade

Criada para sintetizar e simbolizar o desfile das escolas de samba cariocas, a marca “Rio Carnaval”, lançada este ano pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foi duplamente premiada nesta terça-feira em Cannes, na Riviera Francesa. Inspirado no bailado das porta-bandeiras, o desenho foi desenvolvido pela Tátil Design e rendeu à agência dois troféus Leões de Ouro no Festival Cannes Lion, a maior premiação da publicidade mundial.

Depois de ter sido divulgada ao público em fevereiro e estampada na Marquês de Sapucaí em abril, a “Rio Carnaval” foi agraciada com as honrarias máximas das categorias Design e Industry Craft. Na primeira, concorreu com outros cinco conteúdos brasileiros (incluindo produções de gigantes do mercado, como a Hershey’s e a Centauro). Na segunda, foi a única finalista nacional.  Fred Gelli, fundador da Tátil, recebeu os prêmios na cidade francesa.

A criação da marca foi uma novidade em nove décadas de desfiles no Rio de Janeiro. A intenção do empresário Gabriel David, que comanda o Departamento de Marketing da Liesa e pilotou o projeto, era transmitir globalmente as imagens e sensações associadas à folia da Cidade Maravilhosa. O processo de elaboração durou seis meses e envolveu entrevistas com mais de 3 mil pessoas, incluindo ícones como os carnavalescos Rosa Magalhães e Milton Cunha e o diretor de Carnaval Laíla (em memória).

— Além de ser muito importante para a publicidade e o design brasileiros, a premiação alça o Carnaval do Rio a um lugar de protagonismo inédito entre as festas populares do mundo. Estamos muito satisfeitos com o projeto de branding feito ao lado da Tátil e, agora, registrado na história — afirmou Gabriel, que recebeu a notícia na capital fluminense.

Fred Gelli celebrou a conquista direto da França:

— Foi uma noite mágica em Cannes com Rio Carnaval levando dois Leões de Ouro! Parabenizo o time incrível da Tátil Design e parceiros mais do que especiais que mostraram ao mundo a força simbólica do maior espetáculo da Terra. Esses prêmios representam a resistência que a nossa cultura tanto precisa. Apesar de tudo, ela segue brotando da força criativa sem fim do povo brasileiro.

Antes de Cannes, a “Rio Carnaval” já tinha recebido premiações relevantes recentemente. Em maio, ganhou classificação dourada no The One Show Awards, outra premiação notória do ramo. No mesmo mês, teve destaque no D&AD Awards nas categorias marca e tipografia.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*