A partir desta sexta-feira, 7, as 12 escolas de samba do Grupo Especial vão proporcionar aos cariocas (e a seus admiradores de outros lugares do país e do mundo) uma maratona de eventos para escolher os sambas-enredo do Carnaval 2023. Com a abertura dos trabalhos pela Paraíso do Tuiuti, hoje à noite, o mês terá três finais de semana repletos de emoção e festa nas quadras das agremiações, já como um “esquenta” para a folia do ano que vem.
Compromisso tradicional e praticamente obrigatório para os apaixonados desfiles, as finais dos concursos de samba devem garantir a movimentação de milhares de pessoas e, como consequência, o aquecimento financeiro das escolas e do entorno delas.
Desta vez, tudo irá acontecer a partir de um calendário unificado pelo Rio Carnaval e com transmissão pela TV Globo no programa “Seleção do Samba”, a partir de novembro. É o segundo ano consecutivo em que a atração ganha forma.
A abertura da temporada de escolhas das obras junto ao público e às comunidades marca ainda a retomada do formato presencial em ocasiões do tipo. Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, houve o cancelamento dos desfiles e o adiamento das disputas de samba. No ano passado, essas última etapa foi produzidas especialmente para a TV.
Confira o calendário das finais de samba do Grupo Especial:
07/10 (sex) – Paraíso do Tuiuti
08/10 (sáb) – Estação Primeira de Mangueira
09/10 (dom) – Unidos de Vila Isabel
11/10 (terça) – Acadêmicos do Salgueiro
14/10 (sex) – Portela
15/10 (sáb) – Império Serrano
16/10 (dom) – Unidos do Viradouro
17/10 (seg) – Imperatriz Leopoldinense
20/10 (qui) – Beija-Flor de Nilópolis
21/10 (sex) – Acadêmicos do Grande Rio
22/10 (sáb) – Unidos da Tijuca
23/10 (dom) – Mocidade Independente de Padre Miguel