Vivianne Araujo - Foto: Anderson Borde

Vermelha paixão salgueirense! Parceria de Moisés Santiago vence a disputa no Salgueiro

O Salgueiro já tem hino para embalar o enredo “Delírios de um Paraíso Vermelho”, tema com o qual a vermelha e branca do bairro da Tijuca pisará a Marquês de Sapucaí no dia 19 de fevereiro, defendendo mais um título para sua história.

A noite de festa, abrilhantada pela presença da rainha Viviane Araújo e do intérprete Quinho, que está se recuperando de problemas de saúde, foi carregada de emoção e pelas apresentações primorosas das parcerias finalistas.

Das 19 obras inscritas para o concurso que não acontecia com a presença maciça do público desde 2019, a escolhida pela comissão julgadora e aclamada pela comunidade, foi a composição escrita por Moisés Santiago, Líbero, Serginho do Porto, Celino Dias, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Gilmar L Silva e Marquinho Bombeiro.

“Foi realmente uma disputa extremamente acirrada onde, a cada semana, um dos concorrentes se destacava. Aqui no Salgueiro, prevalece a vontade da maioria e agora é a hora de cantar forte, para que a gente possa brilhar na Avenida e trazer esse título que não vem desde 2009. Se isto acontecer, terá um significado ainda mais especial, já que estamos completando 70 anos em 2023”, diz André Vaz, presidente da vermelha e branca.

A parceria encabeçada por Moisés Santiago, além da experiência em disputas, contabiliza campeonatos importantes para o Salgueiro. Leva a assinatura do compositor, o samba-enredo com o qual a vermelha e branca conquistou seu último campeonato. Na escola desde 2004, Moisés já participou de 09 finais de samba com quatro vitórias: 2004, 2005, 2009 e, agora, 2023.

A parceria é formada por amigos que convivem dentro e fora do mundo do samba. Imbuídos do espírito vitorioso, os poetas finalistas perderam, ao longo do processo de composição, a figura de Fernando Magarça, que também integraria a parceria.

Dentro do grupo, Marquinho Bombeiro e Aldir Sena estrearam na disputa já chegando à final, contrapondo-se a Orlado Ambrósio, que volta a concorrer na escola.

A mescla entre a experiência e a chegada de novos parceiros, deu a tônica para a parceria. Celino Dias, por exemplo, já disputou, ao longo de seus 35 anos de Salgueiro, 14 finais, e, somente agora, tem o primeiro samba campeão na Academia. Já Serginho do Porto, que está na escola desde 2005 a experiência como intérprete o ajudou a tornar vitoriosos sambas como Candaces. Foi intérprete da escola de 2011 a 2017.  

Confira a letra do samba campeão: 

Compositores: Moisés Santiago, Líbero, Serginho do Porto, Celino Dias, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Gilmar L Silva e Marquinho Bombeiro

 

No toque sublime de amor

O “profeta” criou o paraíso

Intenso vermelho que tinge a emoção

Tá no meu coração salgueiro

A vida em perfeita harmonia

A plena liberdade de viver

Mas, a tentação que seduziu “adão e eva”

Fez o pecado no mundo florescer

Quem será pecador? quem ira apontar?

Tá no olhar de querer julgar

Se cada um tem seu jeito

Melhor conviver sem preconceito

No meu sonho de rei, quero tempo de paz

Guerra, fome e mazelas, nunca mais

A minha academia anuncia

Da escuridão, raiou o dia

 

Bendita redenção! os excluídos abortando suas dores

Resgate… no renascer dos seus valores

Basta! de violêcia e opressão!

Chega de intolerância!

A luz da eternidade acende a chama

Festejando a igualdade, que a felicidade emana

Resplandece a beleza, do meu rubro paraíso

É proibido proibir, aviso!

Pelas bençãos de “João”, nessa noite de magia

O meu samba é a revolução da alegria

Vermelha paixão salgueirense

Que invade a alma, tá no sangue da gente

O morro desce na batida do tambor

Nesse delirío que o artista se inspirou!

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*