Macaco Branco, diretor artístico da gravação, com o presidente da Wallace Palhares - Foto: Divulgação

Escolas da Série Ouro começam gravação dos sambas para o carnaval de 2023

Com foco no Carnaval 2023, as 15 escolas da Série Ouro, que desfilam na sexta e sábado de carnaval, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, começam a etapa de gravações de seus sambas-enredo nesta segunda-feira, 17. Pelo segundo ano consecutivo, a produção ficará sob o comando do músico e produtor Macaco Branco.

O objetivo da LIGA-RJ é manter o padrão de qualidade do produto feito no ano passado, elogiado pelo público e pela crítica especializada. Para isso, investiu em manter uma equipe com profissionais que possuem larga experiência na área, além de seguir com sua própria gravadora, o que oferece mais agilidade e liberdade no processo de criação. As gravações serão realizadas no MC Studio RJ, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.

Macaco Branco, responsável pela direção geral do álbum da LIGA-RJ, atua há 17 anos na equipe da cantora Mart’nália. Junto com a artista já ganhou dois Grammys Latino pelos álbuns “+ Misturado” (2017) e “Mart’nália Canta Vinicius de Moraes” (2019) . É também mestre de bateria da Unidos de Vila Isabel desde 2019. Na agremiação do bairro de Noel iniciou como diretor musical de 2017 para 2018, chegando ao posto de mestre no carnaval seguinte. Naquele ano ganhou o Estandarte de Ouro como Revelação e, em 2020, conquistou o Estandarte de Ouro de Melhor Bateria. O artista acumula ainda passagens pela Acadêmicos do Sossego como diretor musical em 2017 e 2018.

A equipe terá ainda cinco arranjadores: Kayo Calado, Victor Alves, Andy Lee, Victor Nascimento e Hugo Bruno. Completando o time, Maurício Fonseca, como técnico de gravação, mixagem e masterização e Jeferson Carlos na produção executiva. A gravação é feita por etapas distintas, conforme adianta Macaco Branco.

“O processo de produção começa com o intérprete gravando o samba fazendo a voz guia, com um cavaco, para poder guiar a bateria, o que chamamos de base. Em seguida, vem a gravação da bateria. Nessa etapa gravamos cada instrumento de forma separada, os naipes. Num outro momento, é a vez do coro. Em outra data gravamos a voz principal para em seguida fazermos a mixagem – que é justamente juntar todas essas gravações – e, por fim, a masterização de cada faixa, que é a etapa final, quando o áudio já está pronto para ser transferido para a mídia que vamos gravar e para as plataformas digitais”, revela o produtor.

O álbum com os sambas das escolas da Série Ouro estará nas plataformas digitais até dezembro, mas haverá também edição limitada de mídia física voltada para o público colecionador.

As gravações começam no dia 17/10 e terminam em 18/11. 

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*