Após polêmica, UPM cancela enredo de 2023

Unidos de Padre Miguel cancela enredo sobre a Irmandade da Boa Morte

A Unidos de Padre Miguel, anunciou, nesta segunda-feira (18), o cancelamento do enredo “Avemaria Olorum – A Corte da Boa Morte”, para o carnaval 2023. A Irmandade da Boa Morte, que tem sede na cidade de Cachoeira, recusou as homenagens. A escola informou que divulgará nas próximas semanas o enredo para o desfile do ano que vem.

De acordo com a agremiação, após o lançamento do enredo, o grupo procurou a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus, que se mostrou receptiva a homenagem com a possibilidade de ver a cidade representada na Marquês de Sapucaí. A gestora teria se colocado à disposição para ajudar a levar a ideia do tema para as representantes da Irmandade. A escola de samba também informou que conseguiu contato com Irmã Zelita, uma das matriarcas, com quem acertou a ida de uma comitiva da agremiação para apresentação do projeto.

“Nosso objetivo principal, era através desta explanação, conseguir a ‘benção’ das irmãs, visto que, por uma falha na comunicação ‘pedido’ não veio antes do lançamento”, disse a escola de samba, em nota.

Ainda segundo a Unidos de Padre Miguel, o enredo não era biográfico ou especificamente sobre a Irmandade, mas um projeto autoral elaborado pelos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves, inspirado na bibliografia produzida por pesquisadores como Gustavo Falcon, e em “Irmãs do Cajado” de Sebastião Héber Vieira Costa.

“Reiteramos o nosso intuito e a seriedade do nosso trabalho, e, em respeito à Irmandade e por entendermos que não faria sentido seguir com o projeto sem sua ‘benção’, a diretoria do Unidos de Padre Miguel optou em cancelar o enredo ‘Avemaria Olorum – A Corte da Boa Morte”, afirmou a escola de samba.

Nos últimos dias, a Irmandade da Boa Morte comunicou em carta aberta que o vídeo divulgado pela escola de samba levou preocupação à instituição, porque causa da “falta de preocupação, responsabilidade e até respeito”. “Não sabemos como nossa história será contada se nada nos foi perguntado, e sem a devida proteção as nossas tradições não há possibilidade de consentirmos. Assim, através da presente carta, registramos o nosso profundo agradecimento à escola de samba Unidos de Padre Miguel pela homenagem, ao tempo em que expressamos as nossas razões e decisão, orientadas pela força espiritual e ancestral que nos mantém, de não aceitação para figurarmos como tema do enredo de escola de samba no carnaval, apesar da grandiosa homenagem, em razão de sermos uma irmandade religiosa”.

 A agremiação informou ainda que vai anunciar o novo tema nas próximas semanas. “E tenham certeza de que nosso projeto seguirá firme, ainda mais grandioso, potente, visceral e que nos orgulhará”, informou a UPM nas redes sociais.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*