A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) marcou para o dia 11 de julho, às 21 horas, na Cidade do Samba, o sorteio que irá definir a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Carnaval de 2023, que acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. O anúncio da data foi feito pelo presidente da entidade, Jorge Perlingeiro, durante plenária realizada na noite da última quinta-feira (09).
Será no dia 11 de julho, às 21 horas, na Cidade do Samba, o sorteio para a definição da ordem dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial no Carnaval 2023, que acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Sambódromo. A reserva de camarotes, com pagamento facilitado por um número maior de parcelas, deverá acontecer no mês de julho também.
Assim como nos anos anteriores, o sorteio será definido através de cinco pares, visando o equilíbrio de forças nos dois dias de espetáculo. Os presidentes receberam uma proposta da formação desses pares e terão até o dia 04 de julho para apresentar sugestões.
Pelo regulamento do desfile, duas escolas não participarão do sorteio. O Império Serrano, campeão da Série Ouro em 2022, terá a missão de fazer a abertura dos desfiles de domingo (19/02); já a Paraíso do Tuiuti, 11ª colocada do Grupo Especial este ano, será a primeira a passar pela Marquês de Sapucaí na segunda-feira (20/02).
No sorteio, com os pares já definidos, a escola cujo representante tirar a bolinha de maior número (de 1 a 10) escolherá o dia de desfile. Em seguida, haverá o sorteio da ordem de desfile (bolinhas de 2 a 6) entre as agremiações de domingo e as de segunda-feira. O Regulamento dá um prazo de 10 minutos, após o sorteio, para que aconteçam possíveis trocas entre Agremiações que desfilarão no mesmo dia.
Mudanças nos barracões da Cidade do Samba
Ainda na plenária dessa quinta (09), a primeira após o Carnaval de 2022, o presidente Jorge Perlingeiro anunciou que, em breve, acontecerão mudanças na ocupação de cinco barracões da Cidade do Samba. União da Ilha do Governador, Estácio de Sá e São Clemente, que agora pertencem a Série Ouro, deixarão, respectivamente, os barracões 02, 07 e 09.
O Império Serrano, que está de volta ao Grupo Especial, ficará no barracão 07. Por questões de logística, o Paraíso do Tuiuti passará para o barracão 09 e a Imperatriz Leopoldinense, para o 02. A Liesa, por sua vez, ficará com os barracões 03 e 14, anteriormente ocupados por Tuiuti e Imperatriz. A ideia da entidade é utilizar estes espaços para fazer a ampliação dos setores administrativo e cultural.