Doação de sangue na quadra do Salgueiro - Foto: Ewerton Pereira

Salgueiro realiza campanha de doação de sangue neste sábado

Parceria entre o Centro Médico da escola e o Hemorio espera bater a meta de 70 bolsas coletadas

Na contagem regressiva para o Carnaval, o Salgueiro mostra que, além de muito samba, preocupa-se com a responsabilidade social e ações que possam contribuir para ajudar quem necessita.

Ciente de que este é um período onde há queda de doadores de sangue por conta das festas de fim de ano e férias, a escola abre as portas de sua quadra neste sábado, 28, para, em parceria com o Hemorio, realizar mais uma campanha de doação e a meta desta vez, é bater a marca de 70 bolsas na coleta. Organizada pelo Centro Médico do Salgueiro, a ação já é tradicional na escola, conforme explica Vilma Araújo, coordenadora do espaço, que funciona dentro da quadra e atende cerca de 800 pacientes/mês, de forma gratuita.

“O Hemorio já é um parceiro antigo nosso e consideramos esta, uma das nossas ações mais importantes. Doar sangue é um ato de amor e carinho com o próximo, não tem como prever o futuro, hoje você é doador, amanhã pode ser você ou algum familiar quem precisará deste gesto. A gente sempre se engaja muito nesta campanha, pois sabemos a dificuldade que existe para manter o estoque da instituição. Há muito folclore em torno disto, mas asseguramos que é seguro, não leva tempo e o doador sai daqui feliz por saber que aqueles 05 minutos salvarão a vida de alguém”, comenta a psicóloga.

A campanha vai das 09h às 16h e todas as informações sobre quem está apto a doar podem ser encontradas no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Entre os principais requisitos para quem quer ser doador estão:

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 () e 69 anos, 11 meses e 29 dias () jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação 

  • ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Febre – acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 7 dias
– Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

 

Para mais informações sobre as ações sociais, o telefone é (21) . A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva teles, 104 – Andaraí.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*