Artesania Ancestral nos 95 anos de Mangueira - Foto: Divulgação

Exposição no CRAB celebra os 95 anos da Mangueira homenageando seus artesãos

História da Estação Primeira é contada desde sua artesania ancestral, nos barracões da comunidade, ao gigantismo dos desfiles da escola de samba no Sambódromo

A Estação Primeira de Mangueira chega às galerias do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), dia 22/8, para encantar o público com o artesanato que é produzido em sua comunidade. A exposição Artesania Ancestral nos 95 anos de Mangueira exibe desde o rico trabalho manual das fantasias e adereços feitos nas décadas de 20 e 30 à montagem de grandes peças de alegorias para os atuais desfiles das escolas de samba no Sambódromo. A mostra embala ainda o visitante com o samba de Cartola e a voz de Jamelão, duas lendas da escola.

“Através dessa exposição vamos mostrar a evolução dos desfiles apresentados pela verde-e-rosa, dando o merecido destaque e visibilidade ao maravilhoso trabalho artístico dos artesãos da comunidade, os verdadeiros artistas do melhor e mais cobiçado espetáculo da Terra. A Mangueira chega a mobilizar mais de 300 artesãos ao longo do ano“, explica Célia Domingues, curadora da mostra. “É uma honra receber aqui no CRAB essa belíssima exposição da Mangueira. Com isso, celebramos mais uma vez a arte popular brasileira. O público vai conhecer essa máquina de sonhos que é a artesania da escola mais tradicional do Rio de Janeiro”, celebra o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.CRAB – Centro Sebrae de Referencia do Artesanato Brasileiro fica localizado na Pça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro.

A exposição ocupa oito ambientes do CRAB. No primeiro, um conjunto de informações sobre o universo mangueirense: a simbólica birosca do morro, com a lembrança das rodas de samba, os signos artesanais que remetem à época do Bloco Arengueiros (que deu origem à Mangueira), as imagens dos compositores e fundadores da escola e as giras de Candomblé. A partir daí, os espaços relembram à construção da história da Mangueira, que se mistura com própria origem do carnaval de rua.

O visitante vai conhecer como a comunidade se tornou um pólo de artesãos, com a famosa fábrica de chapéus ao lado da linha férrea. E fará um passeio pela arte afro-brasileira e a arte plumária, utilizadas em vários enredos. Na última sala, uma maquete com 4 mil peças feitas à mão reproduz um desfile completo da Mangueira, com componentes, alas e carros alegóricos. Após a visitação, o público poderá comprar peças produzidas por artesãos empreendedores do carnaval.

Funcionamento: Terça e sábado – das 10h às 17h.

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) fica localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

Artesania Ancestral nos 95 anos de Mangueira – Foto: Divulgação

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*