As atividades incluem uma exposição de fantasias históricas, visitas guiadas às salas de troféus e um inspirador sarau de poesias dedicado à rica trajetória da escola. No último ensaio de quadra de 2023, uma réplica da icônica fantasia usada por Pinah, que encantou o então Rei Charles III em 1978, foi exibida ao lado de um banner contendo imagens do memorável desfile de 1989, “Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia”.
Um destaque foi a inédita visita guiada à vasta sala de troféus da escola, onde a comunidade teve a oportunidade de apreciar momentos marcantes da história da Beija-Flor de Nilópolis. “Era um desejo antigo abrir a sala de troféus durante os ensaios. Foi gratificante acompanhar a reação dos membros ao poder tirar fotos e sentir o orgulho em ver os troféus de perto. No início, alguns se limitavam à parte externa, mas ao saberem que a sala estava aberta para visitação, muitos foram e se apaixonaram pela experiência”, compartilhou Patrick Carnaval, integrante do time do departamento cultural da Beija-Flor de Nilópolis.
A sala de troféus permanecerá aberta para visitação até o Carnaval, todas as quintas-feiras, proporcionando aos visitantes a oportunidade de relembrar momentos de glória e vitórias ao longo dos setenta e cinco anos da escola, com troféus, placas e homenagens sendo exibidos.
Além de celebrar o passado, a Beija-Flor olha para o futuro, buscando construir novos anos a partir da base da escola. As crianças da comunidade que participam do curso de bailado de mestre-sala e porta-bandeira foram convidadas a criar poesias com o tema “75 anos da Beija-Flor de Nilópolis”. Essas poesias foram apresentadas em um emocionante sarau no último sábado, onde as crianças demonstraram toda a criatividade e amor pela agremiação azul e branca.
“É muito importante que, desde pequenos, eles entendam a história da Beija-Flor e a importância desta data. Eles são o futuro da escola, do Carnaval e, por isso, estamos diariamente plantando essa sementinha neles”, destacou a porta-bandeira Selminha Sorriso, que também ministra aulas de bailado às crianças e incentivou a pesquisa.