Altar Benzedeira - Foto: Secretaria de Cultura de Paulo de Frontin

Conheça o enredo da Renascer de Jacarepaguá para o Carnaval 2020

Com equipe já formada e trabalhando rumo ao Carnaval de 2020, a Renascer de Jacarepaguá vai apostar na sabedoria e fé das benzedeiras para disputar o campeonato no próximo ano e garantir a vaga no Grupo Especial. Sétima colocada na disputa de 2019, a escola do Largo do Tanque segue a tradição de mostrar na Sapucaí, enredos culturais acreditando na ideia do carnavalesco Ney Junior para fazer um belo desfile na Passarela do Samba.

Estreando na Série A, Ney trabalhou com três propostas e conta que o martelo foi batido a partir de uma conversa com Antônio Carlos Salomão, presidente da escola.

” Ele ( Salomão) me contou que, quando criança, sua mãe costumava levá-lo a uma benzedeira e que todo aquele cenário dos santinhos e dos retratos expostos, causava uma impressão muito forte nele. A partir disto, começamos a imaginar como mostrar este universo na Avenida. Vai ser emocionante, eu acredito”, diz o carnavalesco sem dar muitos detalhes do tema.

‘ Eu que te benzo, Deus que te cura’ tem uma proposta de apresentar o poder e a missão de fé que as benzedeiras carregam ao longo da vida em um momento em que a humanidade, segundo o artista, precisa curar-se das mazelas interiores, nem sempre físicas. Para falar mais sobre o tema, a direção da Renascer de Jacarepaguá está organizando uma coletiva de imprensa que acontecerá no mês de julho. Na ocasião, além da explanação sobre o tema, será lançada também a logomarca oficial do enredo.

Confira a justificativa de Ney Junior para o tema

Quebranto, cobreiro, mau-olhado, espinhela caída, vento virado, peito arrotado.

Quem quer que percorra os povos das pequenas cidades do interior ou mesmo das periferias das grandes cidades, vai se deparar, em um momento ou outro, com alguns desses nomes que fazem parte de um mundo mágico-religioso, povoado de rezas, crenças, simpatias e benzeções.

Benzedura vem do ‘bem dizer’ em latim. Bem dizer algo a alguém é benzer quando você diz algo de bom e positivo. Então, deixe-se levar pela magia e espiritualidade aflorada das benzedeiras desta terra chamada Brasil. O G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá traz a energia e o encantamento desse universo mágico-religioso, a fim de encontrar um pouco de paz e conforto em um momento tão difícil que o país atravessa e que tem adoecido o nosso povo.

As benzedeiras fazem parte da cultura popular e da história. Elas nos serviram como inspiração para mostrarmos essa manifestação da pluralidade espiritual, que vai do louvor aos cultos de feitiçaria, passa pelos curadores, curandeiros, medicastros e índios que praticavam seus rituais. Entraremos na magia das ervas e dos objetos catalisadores do benzimento, chegando às casas com seus altares domésticos que traduzem perfeitamente a fé, com arranjos estéticos que misturam as imagens de santos católicos, de entidades de umbanda, de orixás do candomblé, fotografias de familiares, ex-votos que fazem com que a energia que mora no espaço desse altar seja sagrada.

“Eu que te benzo, Deus que te cura”

Renascer de Jacarepaguá 2020

Texto: Ney Junior e Cláudio Rocha

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*