Nossa paixão pelo carnaval não tem limites. Para nós, do CARNAVALIZADOS, essa festa tem o tamanho do Brasil. A alma do brasileiro, afinal, está organicamente ligada à cultura e festejos populares. O Brasil que dá certo vem das ruas, do papo com os amigos, da porteira do vizinho, da cerveja no fim do expediente com um batuque improvisado na mesa; vem da herança religiosa e dos povos que aqui estiveram ao longo da construção do nosso mundo.
Em nome dessa paixão queremos ser espaço não só de quem faz o carnaval, mas de quem se dedica a pensar sobre ele. Livros, artigos, teses: são incontáveis os trabalhos literários e acadêmicos que mergulham no universo do samba e seus cortejos, sejam eles nas ruas ou na Marquês de Sapucaí. Na mesma medida, um enredo é contado a partir de uma profunda pesquisa, um material denso traduzido em uma sinopse que vai conduzir os passos do desfile. A nossa festa, portanto, nasce dos livros e por isso anunciamos orgulhosos que a partir de amanhã inauguramos uma nova coluna: Carnaval em Tese.
Um espaço “academicamente popular”, em que textos e pesquisadores possam dialogar com o público fora das universidades. Lugar para que enredos pretéritos retornem aos holofotes e sejam desvendados os seus processos de pesquisa e desenvolvimento. Ambiente para os livros, para quem gosta de ler e ouvir histórias.
E como um espaço que pretende ser diverso, estamos abertos a conhecer os trabalhos realizados até aqui. Convidamos escritores, pesquisadores, desenvolvedores de enredo e carnavalescos a apresentarem suas pesquisas para que possamos, juntos, reconhecer a complexidade do carnaval e a dedicação de quem se propõe a ser parte dele.
Fique ligado! Amanhã publicaremos a primeira colaboração na coluna Carnaval em Tese.