Carnavalesco Roberto Szanieck - Foto: Reprodução internet/ Quinta com Quintaes

Morre o carnavalesco Roberto Szaniecki

Roberto Szaniecki faleceu nesta terça-feira, 31 de outubro, após internação que já durava quinze dias no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio. Ele sofria com complicações do diabetes. É também conhecido como “polonês”, por ter nascido na Polônia. Foi duas vezes campeão do carnaval de São Paulo.

O carnavalesco passou pelo Salgueiro, Mangueira, Grande Rio e União da Ilha. Foi vice-campeão do Grupo Especial em 2006 com a Grande Rio, no enredo “Amazonas, o Eldorado é Aqui”. E em 2007, “Caxias, o Caminho do Progresso”. Em 2006 de novo foi campeão com “Do Boi Místico ao Boi Real – De Garcia D´Ávila na Bahia ao Nelore – O Boi que come capim – A Saga pecuária no Brasil para o Mundo”, no Império de Casa Verde. Seu último trabalho foi em São Paulo, em 2016, quando desenvolveu o enredo “Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas asas do carnaval”, na Nenê de Vila Matilde.

Sua estreia como carnavalesco foi em 1993, na Unidos da Ponte, com o enredo “A Face do Disfarce”. No ano seguinte, fez o carnaval do Salgueiro, que tinha sido campeã no ano anterior, ficando com o vice-campeonato. Em 1996 foi para a Grande Rio, em seguida União da Ilha e foi pra Gaviões da Fiel, pelo qual ganhou seu primeiro título, em 1999. Em 2001 foi para a Viradouro onde não conseguiu completar o carnaval, sendo substituído por uma comissão a dois meses do desfile. Nos anos de 2002 e 2003 assumiu a Estácio de Sá sendo a primeira vez que o carnavalesco trabalhou no grupo de acesso. Em 2004 teve mais uma passagem pela Gaviões, onde fez um desfile com pinta de título, que no final foi desastroso e derrubou a escola para o grupo de acesso.

De 2005 a 2008 voltou a ser carnavalesco da Grande Rio, sendo duas vezes vice-campeão. Em 2006 foi para a Império de Casa Verde, na qual pertenceu a comissão de carnaval, conquistando mais um título no carnaval Paulista. Em 2009, fez o carnaval da Mangueira.  Em 2011 foi carnavalesco da Portela. Passou pela  Porto da Pedra. Em 2013 voltou, pela terceira vez, como carnavalesco da Grande Rio, e após o carnaval, deixou a agremiação[

Foi especulado de que Szaniecki retornasse mais uma vez para Grande Rio, no entanto assumiu como carnavalesco da Nenê de Vila Matilde em 2016, assinando o enredo em homenagem à Cláudia Raia, sendo este seu último trabalho no carnaval.[10][11]

Desde 2020, afastado do carnaval, Roberto enfrentou diversos problemas de saúde. Faleceu em 31 de outubro de 2023, um dia após completar 62 anos.

 

Em atualização

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*