Nelson Sargento lenda do samba - desfile Mangueira 2020 - Foto: Ruan Rocha/Carnavalizados

Morre Nelson Sargento, presidente de honra da Mangueira, aos 96 anos

“O samba agoniza, mas não morre”

O presidente de honra da Estação Primeira de Mangueira Nelson Sargento, de 96 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (27) em decorrência da covid-19. Um dos principais nomes do samba e da música popular brasileira, Sargento estava internado no Instituto Nacional do Câncer desde sexta-feira (21).

Nelson Sargento foi vacinado contra Covid no dia 31 de janeiro, em uma cerimônia no Palácio da Cidade, na qual o prefeito Eduardo Paes deu início à campanha de vacinação para a terceira idade no Rio.  Mesmo tendo recebido as duas doses do imunizante, Nelson Sargento foi infectado.

Ele estava internado no Rio de Janeiro desde o dia 21 de maio, Instituto Nacional de Câncer – INCA, quando o sambista chegou à unidade com quadro de “anorexia e desidratação” e, logo após, testar positivo para Covid-19. Faleceu em 27 de maio de 2021 aos 96 anos de idade, vitimado pela Covid-19. Nelson Mattos era paciente do INCA desde 2005 quando foi diagnosticado e tratado um câncer de próstata.

Nelson Sargento nasceu em 25 de julho de 1924, na Santa Casa da Misericórdia, na Praça XV, filho de Rosa Maria da Conceição e Olímpio José de Mattos. O compositor mangueirense possui, aproximadamente, quatrocentas músicas em seu repertório. Mudou-se do Morro do Salgueiro para o Morro da Mangueira aos 12 anos de idade. Nelson Sargento militava pelo samba desde os anos 1950, quando o gênero era marginalizado.

Ele deixa a mulher, Evonete Belizario Mattos, e os seis filhos biológicos (Fernando, José Geraldo, Marcos, Léo, Ricardo e Ronaldo), além de Rosemere, Rosemar e Rosana, que adotou.

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*