Compositores campeões e diretoria da Unidos de Bangu - Foto: Adriana Vieira

Unidos de Bangu fecha calendário das finais da Série A

Diego Nicolau comemora o bicampeonato no concurso de samba-enredo da Unidos de Bangu

Na madrugada desta segunda-feira, dia 04 de setembro, a Unidos de Bangu escolheu o hino oficial do enredo “A Travessia da Calunga Grande e a Nobreza Negra no Brasil”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho.
A parceria formada pelos compositores Diego Nicolau, Dudu Senna, Richard Valença, Renan Diniz, Orlando Ambrósio, André Kaballa, Márcio de Deus e Ivan Câmara, com as participações especiais de Rafael Prates e Washington Motta, foi a vencedora do concurso de samba-enredo.

O anúncio foi feito pelo presidente Marcelo do Rap por volta das 02 horas da madrugada de segunda. Ele, em breve discurso, agradeceu aos compositores que participaram das eliminatórias na vermelho e branco da Zona Norte e, em especial, as cinco parcerias finalistas.

Em seguida passou a palavra ao presidente de honra, Sandro Avelar, que enalteceu a força das parcerias concorrentes, ressaltando que não iria anunciar a parceria, mas sim os intérpretes oficiais Leandro Santos e Thiago Brito.

Antes do anúncio do hino oficial, os segmentos da Unidos de Bangu se apresentaram. Baianas, Passistas, Velha Guarda, casais de mestre-sala e porta-bandeira se apresentaram no Cassino Bangu ao som da bateria Caldeirão da Zona Oeste sob o comando de mestre Léo Capoeira e das vozes dos intérpretes Leandro Santos e Thiago Brito.

Foi assim definido através de sorteio a ordem de apresentação das parcerias: Felipe Filósofo, Samir Trindade, Domenil, Bertolo, Dr. Marcio, Paulinho Ju, Leo Dias, Beto Rocha (Samba 5); Fabio Fonseca, Felipe Borges, Henrique Costa, Jair Nascimento, J. Pereira, Paulinho Ferreira, Rodrigo Nunes e Wellington Amaro (Samba 3); Diego Nicolau, Dudu Senna, Richard Valença, Renan Diniz, Orlando Ambrósio, Rafael Tinguinha, Rafael Prates, André Kaballa, Marcio de Deus, Washington Motta e Ivan Câmara (Samba 6); Marcelo Guimarães, Vander Silva, Ney do Pagode, Denilson Costa, Orelha e Itaguaci (Samba 2); Thiago Martins, Wagner Mariano, Claudio Vagareza, Lu Moura, Diogo Silva, JC Saraiva, Juninho Sambista e Rodrigo Ponte (Samba 10).

Após a divulgação do resultado, o compositor Diego Nicolau declarou sua felicidade em conquistar o bicampeonato na Unidos de Bangu. “Estou muito feliz pelo resultado e bicampeonato conquistado na Unidos de Bangu. No ano passado consegui com o samba ajudar a escola na conquista do título e retorno à Série A. Tomara que o samba ajude a escola a galgar mais um degrau no Carnaval 2018. O enredo é maravilhoso e nos proporcionou escrever esse refrão que caiu no gosto popular. Tínhamos que fazer algo diferente. Enredos bons facilitam na escrita da obra. A safra foi muito boa e parabenizo todos os compositores que participaram da disputa de samba-enredo. Decidimos fazer um canto em orubá no refrão, deu muito certo e nos proporcionou essa alegria”, declarou.

A agremiação de Bangu, que abrirá o desfile da sexta-feira de folia pela Lierj, foi a última da Série A a escolher seu hino oficial para o Carnaval 2018.

LETRA E ÁUDIO DO SAMBA DA UNIDOS DE BANGU CARNAVAL 2018

Compositores: DIEGO NICOLAU, DUDU SENNA, RICHARD VALENÇA, RENAN DINIZ, ORLANDO AMBRÓSIO, RAFAEL TINGUINHA, RAFAEL PRATES, ANDRÉ KABALLA, MARCIO DE DEUS, WASHINGTON MOTTA E IVAN CÂMARA
INTÉRPRETES: LUIZ DE OLIVEIRA, TEM-TEM JR. E MARQUINHO ART’SAMBA

A LINDA LUA DE ÁFRICA
VAI REFLETIR, NA TUA PELE (NEGRA)
SOMOS HERDEIROS DO ALAFIN DE OYÓ
O ELO MAIOR COM A NATUTEZA
OLHAR DE SERPENTE, NOBREZA DE RAÇA
QUE QUEBRA A CORRENTE
E NÃO SE ENTREGA NÃO
TEM A VALENTIA DE UM LEÃO
BRILHOU…
NOS OLHOS O FOGO ANCESTRAL
ALUMIANDO O RITUAL
O CÉU E O MAR, ORUM E AIYÊ
SE UNEM PRA TE PROTEGER

ÔÔÔÔ CALUNGA É DOR
É UM CLAMOR POR PIEDADE
Ê MARÉ! QUE DANÇA
Ê MARÉ! BALANÇA O TUMBEIRO
VELHO PRISIONEIRO DA DESIGUALDADE
OCEANO INTEIRO É PRANTO DE SAUDADE

O BRADO DE AGOTIME ECOAVA
RAINHA, MÃE NAÊ DO AGONGONÔ
GALANGA VIROU CHICO-REI
PALMARES É O MEU YLÊ
TEM FESTA NO QUARITERÊ
SEGUINDO EM DEVOÇÃO EU VOU
AO ÉBANO ALTAR DA “GINGA”
TOQUE DE CABAÇA ENFEITIÇADO
EU QUERO VER O NEGRO SER COROADO
NO PORÃO DA FÉ ÔÔÔ
LEVA AFEFÉ, MEU AFÃ (PRO MAR)
E ETERNIZA ESSE CANTO YORUBÁ

EABADEIAIA
IAIA AIÊ EABADEIAIA EIAIÁ
EABADEIAIA
IAIA AIÊ EABADEIAIA
BANGU VAI CANTAR!

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*