Maria Helena e Chiquinho - Imperatriz Leopoldinense - Foto: Marcelo Moura

4 Noites em 1: Troféu Samba-Net Faz a Festa e Reconstitui energia da Marquês de Sapucaí na Quadra da Unidos da Tijuca

Por: Ruan Rocha

Já virou tradição entre os amantes do carnaval carioca: enquanto as Escolas não retomam suas atividades, as diferentes premiações funcionam como uma retomada das noites de alegria vividas na Passarela do Samba. Nesse quesito, o Troféu S@mba-Net é sempre uma das noites mais aguardadas. Surge como um eldorado, em meio à pausa para férias e organização das agremiações, ao reinventar em uma noite os quatro dias de desfiles da Marquês de Sapucaí.

Realizado na noite de sábado (19), na quadra da Unidos da Tijuca, a edição 2018 do Troféu reuniu quem faz e quem curte o carnaval, como uma homenagem entusiasmada, colocando o povo para sambar até o amanhecer. A equipe do Carnavalizados não ficou de fora, esteve presente para acompanhar a festa e conversar com alguns homenageados.

Dividida em duas partes, a primeira destinada aos premiados da Série A, a segunda, aos do Grupo Especial, a noite começou, como de costume, com a apresentação da categoria Melhor Bateria. O apresentador Marcelo Pacífico convocou a Cadência da Baixada, bateria da Inocentes de Belford Roxo, para receber mais um Troféu S@mba-Net e assumir no palco posição que ocuparia durante todas as apresentações das Escolas da Série A. O mestre Washington Paz, comandante da Cadência, passeou com muita alegria entre seus ritmistas, atribuindo a eles mais um prêmio pelo peso que imprimiram durante o desfile e que repetiram ao longo da noite, como um presente ao público. Além do destaque dos seus tambores, a Escola da Baixada levou ainda o troféu de Melhor Comissão de Frente.

Inocentes de Belford Roxo – Melhor Comissão de Frente – Foto: Gabriel Cardoso

Ganhador na categoria Melhor Puxador, o intérprete da Estácio de Sá, Serginho do Porto, revelou ao Carnavalizados a alegria pelo reconhecimento em seu retorno à Estácio, Escola pela qual ganhou o prêmio no ano de 2003 e, agora, em 2018:

– O prêmio representa muito. Ganhar 15 anos depois, voltando para a Escola, acolhido por toda a comunidade, é algo que só tenho a agradecer. Agradecer a todo o carro de som e à Isabel, fonoaudióloga que abraçou todo o nosso trabalho. Nós encontramos o melhor caminho para o samba da Estácio: um samba leve e alegre. E vamos levar um trabalho ainda melhor para o carnaval 2019.

Um dos pontos altos da noite, a Unidos de Padre Miguel levou o público presente ao delírio. Vencedora nas categorias Melhor Samba Enredo e Melhor Conjunto de Fantasias, a Escola da Zona Oeste repetiu o sucesso da última edição do S@mba-Net. O intérprete, Pixulé, assumiu o microfone com sua empolgação característica e contagiante, colocando a quadra inteira para cantar a plenos pulmões o samba de 2017 da UPM (Ossain). Uma energia que seguiu em alta durante a execução do samba deste ano, Delírio Tupi-Parintim, vencedor da categoria pela Série A. Os componentes deixaram o palco ovacionados, sob os gritos de “é campeã”. Emocionado, o carnavalesco João Vitor resumiu o sentimento que cerca toda a equipe: “preciso falar alguma coisa?!”

Carnavalesco João Vitor – Melhor Conjunto de Fantasias – UPM – Foto: Marcelo Moura

Compositor das duas obras (2017 e 2018), o premiado Cláudio Russo conversou conosco sobre o que representa ter mais um samba reconhecido como o melhor do carnaval:

– Eu estou muito feliz! A Unidos de Padre Miguel tem uma magia que mexe com todos nós, com todos os componentes. Eu tenho um orgulho muito grande quando vou para essa Escola. É o terceiro samba que eu ganho lá, mas sempre numa disputa muito difícil e muito saudável. A aclamação do público hoje mostrou o quanto a Unidos de Padre Miguel tem feito bem para o carnaval e quanto o nosso samba tem sido aceito. Eu estou muito feliz e tenho mais é que agradecer.

Ao lado do carnavalesco, João Vitor Araújo, revelou a importância do enredo e da sinopse para a composição de um samba de sucesso:
– Eu não conheço um grande samba que não tenha vindo de um grande enredo. Isso aconteceu mais uma vez! Tenho que agradecer ao João Vitor, pela obra dele e pelo que ele mostrou na Avenida.

Perguntado sobre a efervescente recepção do público à Unidos de Padre Miguel, João Vitor declarou:
– A voz do povo é a voz de Deus! Eu não esperava isso, mas a Escola merece. Aquela comunidade merece! Agora vamos trabalhar forte novamente para 2019. O carnavalesco revelou, por fim, em tom de empolgação, que o enredo para o próximo carnaval já está “prontíssimo”.

Ainda sobre a Zona Oeste da cidade, o melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira veio da Renascer de Jacarepaguá: Luís Augusto e Patrícia Cunha. Para a Unidos de Bangu foi oferecido o troféu de Mais Elegante Galeria de Velha Guarda.

O prêmio de Melhor Enredo da Série A foi dado à Acadêmicos do Cubango. O elogiado trabalho dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad no desenvolvimento da sinopse e do desfile da Escola de Niterói garantiu a eles o prêmio especial de Revelação do carnaval.

Gabriel Haddad e Leonardo Bora – Prêmio Revelação do carnaval – Foto: Gabriel Cardoso

Para o Império da Tijuca foram destinados os prêmios de Melhor Conjunto de Passistas e Melhor Destaque de Luxo (Robson Garrido, do Abre-Alas).

Mas a grande campeã do S@mba-Net pela Série A foi também a campeã do carnaval. A Unidos do Viradouro subiu ao palco para receber seus quatro troféus: Melhor Ala de Baianas, Melhor Conjunto Alegórico, Melhor Alegoria (Abre-Alas) e o grande prêmio de Melhor Escola.

Unidos do Viradouro – Foto: Gabriel Cardoso

Para os prêmios do Grupo Especial o apresentador convidado foi Milton Cunha, que já tem uma relação especial com o S@mba-Net. A Cadência da Baixada passou o posto para a Swing da Leopoldina, bateria da Imperatriz Leopoldinense, comandada por Mestre Lolo, premiada na categoria Melhor Bateria do Especial. Mestre Lolo vem em um trabalho consistente, imprimindo à bateria da Rainha de Ramos uma precisão e força rítmica admiráveis.

Bateria Swing da leopoldina – Foto: Gabriel Cardoso

Milton Cunha convidou ao palco para receber o prêmio especial de Personalidade, o diretor de carnaval, Laíla, que foi intensamente aplaudido pelos presentes na quadra de sua nova agremiação. Laíla lembrou suas passagens pelo Salgueiro e o longo e vitorioso trabalho pela Beija-Flor de Nilópolis. Declarou em seguida que pretende manter sua trajetória de sucesso em sua nova casa, fazendo da Unidos da Tijuca uma Escola campeã. Um discurso que arrancou muitos aplausos da plateia.

Ainda dentre as categorias especiais, Maria Helena e Chiquinho (foto da capa), que fizeram história na Imperatriz Leopoldinense, foram convidados a mostrar a razão de seu sucesso com o pavilhão do Troféu S@mba-Net, entregue por Selminha Sorriso, Porta-Bandeira da Beija-Flor.

A Imperatriz ainda se fez representada pelo troféu de Melhor Destaque de Luxo, entregue para Nelcimar Pires (4ª alegoria), o maior vencedor da categoria.

O troféu de Melhor Puxador do Grupo Especial foi para Emerson Dias, pelo seu desfile com a Acadêmicos do Grande Rio. O intérprete, que migrou após o carnaval para o Salgueiro, enlouqueceu a quadra ao puxar o samba em homenagem à rainha do axé, Ivete Sangalo, que a Escola de Caxias levou para a Avenida em 2017. Em seguida entoou o samba de 2018, em homenagem ao Velho Guerreiro, com a fantasia de Ney Matogrosso que usou no desfile e uma animação que afastou para longe o cansaço e fez todo mundo dançar.

Definitivamente uma noite de festa! E o público não deixou a alegria faltar. Com o prêmio de Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-bandeira para Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas, da Mocidade Independente de Padre Miguel, o canto forte da plateia foi de arrepiar. O povo levou o samba, cantando alto e acompanhando na palma da mão a obra que homenageou a Índia. Um desses momentos de euforia que o carnaval nos proporciona.

Com o troféu de Melhor Ala de Baianas para o Acadêmicos do Salgueiro, o intérprete Emerson Dias retornou ao palco e fez mais uma grande apresentação com a Academia do Samba.

Os prêmios de Melhor Conjunto de Passistas e Mais Elegante Galeria de Velha Guarda foram para a Estação Primeira de Mangueira, que trouxe de volta à quadra da Tijuca o carnaval brincante que levou para a Sapucaí.

Velha Guarda da Mangueira – Foto: Gabriel Cardoso

Passistas da Mangueira – Foto: Gabriel Cardoso

Mas o grande momento da noite ficou mesmo com a Paraíso do Tuiuti, a sensação do carnaval 2018. Com seu desfile histórico, a Tuiuti levou 4 prêmios S@mba-Net: Melhor Enredo, Melhor Samba Enredo, Melhor Comissão de Frente e Melhor Escola do Grupo Especial. Inquestionável! Com um enredo altamente contemporâneo sobre a escravidão, a Escola de São Cristóvão emocionou em seu desfile com um samba que é uma obra-prima, uma Comissão que arrancou lágrimas dos espectadores e um desfile impecável. O reconhecimento não veio somente dos jurados do Troféu, mas igualmente da plateia, que vibrou intensamente com a presença da agremiação. Os componentes iniciaram sua apresentação aos gritos de “é campeã”.

Como tem se repetido em todas as premiações, a Comissão de Frente do coreógrafo Patrick Carvalho foi a categoria mais esperada e celebrada da noite. Celulares em punho para registrar cada momento da coreografia; olhares emocionados guardando na memória o momento mágico do último carnaval. E o grito na garganta colocado para fora através da poesia de Cláudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal, cantada pelo intérprete Celsinho Mody.

Intérprete Celsinho Mody – Paraíso do Tuiuti – Foto: Fernando Tribiño

Em clima de festa e emoção, o público se despediu do S@mba-Net como quem se despede do carnaval 2018 e abre as portas para 2019. Nos próximos meses as Escolas retomam seus ritmos de trabalho e eventos. Teremos novas histórias para contar, com outros enredos, sambas e personagens queridos a marcar seu trabalho nos contos do carnaval.

Para abrir esse novo livro, o Carnavalizados segue em sua jornada, trazendo a você, nobre leitor e parceiro, o que há de mais precioso nos bastidores do maior espetáculo do planeta: as pessoas que amam e fazem essa grande festa.

Confira os premiados:

GRUPO ESPECIAL

Melhor Escola: Paraíso do Tuiuti
Melhor Bateria: Imperatriz Leopoldinense
Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Marcinho Siqueira e Cristiane Caldas (Mocidade Independente de Padre Miguel)
Melhor Comissão de Frente: Paraíso do Tuiuti
Melhor Samba-Enredo: Paraíso do Tuiuti
Melhor Puxador: Emerson Dias (Acadêmicos do Grande Rio)
Melhor Enredo: Paraíso do Tuiuti
Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda: Estação Primeira de Mangueira
Melhor Ala de Baianas: Acadêmicos do Salgueiro
Melhor Conjunto de Passistas: Estação Primeira de Mangueira
Melhor Destaque de Luxo: Nelcimar Pires (Imperatriz Leopoldinense – 4ª Alegoria)

SÉRIE A

Melhor Escola: Unidos do Viradouro
Melhor Bateria: Inocentes de Belford Roxo
Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Luís Augusto e Patrícia Cunha (Renascer de Jacarepaguá)
Melhor Comissão de Frente: Inocentes de Belford Roxo
Melhor Samba-Enredo: Unidos de Padre Miguel
Melhor Puxador: Serginho do Porto (Estácio de Sá)
Melhor Enredo: Acadêmicos do Cubango
Melhor Alegoria: “É Ter na Mente, a Fábrica da Loucura da Criação” (Unidos do Viradouro – Carro Abre-Alas)
Melhor Conjunto Alegórico: Unidos do Viradouro
Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda: Unidos de Bangu
Melhor Ala de Baianas: Unidos do Viradouro
Melhor Conjunto de Passistas: Império da Tijuca
Melhor Conjunto de Fantasias: Unidos de Padre Miguel
Melhor Destaque de Luxo: Robson Garrido (Império da Tijuca – Carro Abre-Alas)

SÉRIE B

Melhor Escola: Lins Imperial
Melhor Samba-Enredo: Unidos do Cabuçu

PRÊMIOS ESPECIAIS

Leonardo Bora e Gabriel Haddad, carnavalescos da Acadêmicos do Cubango (Revelação)
Laíla, da Beija-Flor de Nilópolis (Personalidade)
Canal Mais Carnaval (Cobertura do Carnaval)

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*