Império Serrano Deixa o Povo Cantar!

Em Madureira, a noite de segunda-feira (02/10) não carregava a preguiça e o tédio típicos do primeiro dia da semana. Com muito samba e alegria – e claro, cerveja! –, foi uma verdadeira segunda de carnaval na quadra do Império Serrano.

Se no mundo do samba todos os caminhos levam ao tradicional bairro da Zona Norte, o destino final da noite só poderia ser a quadra do Reizinho da Serrinha. A Escola, que vai abrir os desfiles do Grupo Especial no domingo de Carnaval em 2018, preparou uma grande noite de festa, para imperiano e visitante nenhum ficar parado. Com o objetivo de escolher o samba que vai estremecer a Marquês de Sapucaí, o que se viu na casa do Menino de 47 foi uma verdadeira demonstração de orgulho e paixão pelo retorno da agremiação à elite do carnaval carioca.

A celebração teve início às 22h, com o Grupo Senzala e Império Serrano Show, responsável pela primeira injeção de energia no público presente. Pouco depois de meia noite, já com a quadra lotada, a Bateria Sinfônica do Samba, conduzida com primor pelo Mestre Gilmar, mostrou toda a força imperiana, com o merecido destaque ao seu característico naipe de agogôs. Coube ao intérprete, Marquinho Art’Samba, relembrar os grandes hinos que traduzem a importância histórica da Escola da Serrinha, momento que transformou o chão numa iluminada passarela, por onde desfilaram os diversos segmentos, todos com o brilho no olhar de quem acredita no sucesso da coroa imperial.

Campeão da Série A em 2017 com um elogiado samba e belíssimo desfile, o Império vai fazer de tudo para se manter na elite, com o enredo O império do samba na rota da China, assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo. “A escola vai levar para a Sapucaí a cultura milenar chinesa, faremos uma viagem extraordinária pela cultura, tradições e mistérios da rota da seda. Vamos apostar na criatividade para manter o Império Serrano no grupo especial”, conta o carnavalesco.

Carnavalesco Fábio Ricardo (Fabinho)

Iniciada a disputa entre as quatro composições concorrentes, a comunidade foi fundamental na escolha do samba. Todos com torcidas muito animadas e envolvidas, foi possível ver não só os tradicionais balões e bandeiras, mas também coreografias, tripés e até uma breve roda de jongo, que ao introduzir a apresentação lembrou o papel da comunidade da Serrinha como guardiã da cultura do povo brasileiro.

Dentre os finalistas, sagrou-se vencedora a parceria dos compositores Tico do Gato, Chupeta, Henrique Hoffman, Lucas Donato, Arlindinho, Andinho Samara, Victor Rangel, Jefferson Oliveira, Ronaldo Nunes & André do Posto 7, Vagner Silva e Jonathan Gomes.

O samba vencedor fez uma apresentação de arrepiar. A torcida invadiu a quadra com o canto pesado, carregando uma faixa em homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz, que foi lembrado ao longo de toda a noite. O sambista, pai de um dos compositores do samba campeão, Arlindinho, segue em recuperação após um AVC hemorrágico no dia 17 de março.

Eram quase 5h da manhã de terça-feira quando a voz potente do intérprete Marquinho Art’Samba ecoou por toda a quadra e anunciou o samba vencedor, provocando uma explosão de alegria. Com um samba forte nas mãos e a competência do carnavalesco Fábio Ricardo, o domingo de carnaval promete começar convidando toda a comunidade e arquibancadas a

Salve Serrinha!!!

 

Confira a letra do samba campeão:

Compositores: Tico do Gato, Chupeta, Henrique Hoffman, Lucas Donato, Arlindinho, Andinho Samara, Victor Rangel, Jefferson Oliveira, Ronaldo Nunes & André do Posto 7

Participação Especial: Vagner Silva e Jonathan Gomes

Intérprete: Tinga

“CONFIO” NO MEU VERDE E BRANCO A SEGUIR
“CONCEDA” O CAMINHO ONDE EU POSSA REINAR
IMPÉRIO DE TRADIÇÕES IMPONENTES
NOS “ORIENTE” A DESVENDAR
O SÁBIO CONTOU, EU GUARDEI NA MEMÓRIA
A LENDA DO CHÁ QUE MARCOU A HISTÓRIA
NUMA CIDADE MAJESTOSA E PROIBIDA
GANHA VIDA, UMA AQUARELA IMPERIAL
A DINASTIA REGISTRADA NOS METAIS
SALVE OS ANCESTRAIS
UM LEGADO IMORTAL

QUANDO SOAR O GONGO
TOCA ESSE AGOGÔ
RODA A BAIANA, É FESTA UM RITUAL DE AMOR
A TRADIÇÃO MILENAR APRENDENDO A SAMBAR
COM O MELHOR PROFESSOR

A SABEDORIA TÃO PERFEITA
FEITO UM OÁSIS DE INVENÇÕES
O “VENTO” SOPRA AO MUNDO UMA “COLHEITA”
DOS “FRUTOS” QUE MUDARAM GERAÇÕES
SUA “FORTALEZA” É O QUE MAZ SEGUIR
SOU MAIS UM GUERREIRO A LUTAR POR TI
“NÃO DESFAZENDO DE NINGUÉM”
VOLTEI AO “MEU LUGAR”
“SERRINHA CUSTA MAS VEM”
PRA FICAR

NOSSA COROA A BRILHAR
A CHINA VEM FESTEJAR
E ANUNCIAR O “NOVO ANO”
DEIXA O POVO CANTAR
MATAR A SAUDADE DO IMPÉRIO SERRANO

 

Confira as fotos da final

Presidente Vera Lucia

Simone Drumond

 

 

Babi

Por: Cristina Frangelli, Marilda Campbell, Ruan Rocha e Gabriel Cardoso.

Fotos: Ruan Rocha e Gabriel Cardoso

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*