Final de samba Vila Isabel - Foto: Fernando Tribino

Os Gigantes da Vila: Supercampeões, André Diniz, Evandro Bocão e Professor Wladimir Conquistam Mais um Título de Samba Enredo no Reino de Noel

O 28 de setembro em seus diversos significados. Gentílico do Boulevard, principal via de Vila Isabel, a data marca também o aniversário do bairro que tatuou a boemia por todo o corpo e fez história com intensas e poéticas madrugadas musicais. O epicentro das comemorações não poderia ter um endereço mais especial: a quadra da Unidos de Vila Isabel, casa de bambas, que por sinal fica localizada no famoso Boulevard. Noite de escolha de samba é assim, cheia de simbolismos e sentimentos. Um 28 de setembro de festa para abrir os caminhos para o carnaval do território com nome de princesa.

Princesa essa que não resistirá à batucada da Swingueira de Noel, bateria comandada pelo Mestre Macaco Branco, prata da casa, que trabalha para resgatar a alma rítmica da Vila. Isabel vai passar com toda a família pela Sapucaí em versos e fantasias. Homenagearão a cidade de Petrópolis, onde a realeza fez sua morada em busca do clima ameno da região serrana.

O carnavalesco Edson Pereira é o responsável pelo projeto que fará a Serra derramar-se pela planície da Marquês de Sapucaí. Com o enredo Em Nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila Canta a Cidade de Pedro, Edson traçou uma homenagem a Petrópolis contada através dos Pedros: São Pedro, D. Pedro I e II. Uma história que faz parte das raízes do Brasil, onde o Poder fez o seu refúgio e descanso; onde os imigrantes fincaram raízes e moldaram seus traços.

Para cantar o ontem e o hoje da cidade imperial, a Unidos de Vila Isabel abriu as portas e iluminou sua coroa reluzente. Três sambas chegaram à final. Parcerias compostas por:

– Thales Nunes, Hugo Oliveira, Markinho da Vila, Diego Rodrigues, Diego PS e Karlinhos Guerreiro;

– Marcelo Mendes, Jaiminho Harmonia, Rafael Zimmermman, Didi Tupinambá, Carlos Junior, Marcelo Oliveira e M. Moreno;

– André Diniz, Evandro Bocão, Professor Wladimir, Júlio Alves, Marcelo Valência, Dedé Augusto e Ivan Ribeiro.

Vale lembrar que 100% das fantasias do desfile são destinadas à comunidade. Há alguns anos a Vila aboliu as alas comerciais como projeto de construção de um chão forte, capaz de cantar e evoluir com o samba ensaiado. E o povo de Noel não faz por menos. Os segmentos ocuparam a quadra e exibiram o orgulho de defender sua bandeira. O público admirou e se esbaldou com os grandes sambas da escola e o retorno festejado do intérprete, Tinga.

Um aquecimento que deu lugar à razão da festa: a disputa. Os três finalistas invadiram com suas torcidas sonhando com o título de samba oficial da Unidos de Vila Isabel. Composta por supercampeões daquelas bandas, a parceria encabeçada por André Diniz, Evandro Bocão e Professor Wladimir destacou-se na noite como a que mais empolgou a torcida e os espectadores, o que refletiu no resultado anunciado.

Com sete integrantes na parceria, os compositores ostentam dezenas de títulos na quadra. Com a vitória de ontem, André Diniz passa a ser o maior vencedor de sambas na Vila, com 17 gravações. Evandro Bocão agora pontua 9 vitórias e Professor Wladimir, 5.

Um duelo que terminou com a vitória dos gigantes.

Parceria de André Diniz – Foto: Eduardo Hollanda

Confira a letra do samba campeão:

Compositores: André Diniz, Evandro Bocão, Professor Wladimir, Júlio Alves, Marcelo Valência, Dedé Augusto e Ivan Ribeiro

VILA
TE EMPRESTO MEU NOME
FONTE DE TANTA NOBREZA
POR DEUS E TODOS OS SANTOS
HONRE A TUA GRANDEZA
E SUBINDO PERTINHO DO CÉU
A NÉVOA FORMAVA UM VÉU
LEMBREI DE MEU PAI, MINHA FORTALEZA
ESCULPIDA EM PEDRAS, PEDROS
TERRA DOS COROADOS
OS SEUS GUARDIÕES
PROTETORES DE RARO ESPLENDOR
NAS FLORES E ESTRELAS
NAS CORES E SONS
LUAR DO IMPERADOR

MEU OLHAR LACRIMEJOU
EM ÁGUAS TÃO CRISTALINAS
UMA CIDADE DIVINA
BORDADA EM NOBRE METAL
A JÓIA IMPERIAL

PETRÓPOLIS NASCE COM AR DE VERSALHES
ADORNA A IMENSIDÃO
A LUZ ASSENTOU O DORMENTE
FEZ INCANDESCENTE A IMIGRAÇÃO
NO BAILE DE CRISTAL O TOM FOI REDENTOR
EM NOITE IMORTAL
FIZ NASCER UM NOVO DIA
LIBERDADE ENFIM RAIOU
NÃO VI A SORTE VOAR AO SABOR DO CASSINO
“SEGUNDO O DOM” QUE TECEU O DESTINO
MEU SANGUE AZUL NO BRANCO DESSE PAVILHÃO
O MORRO DESCE EM PROVA DE AMOR
ENCONTRO DA GRATIDÃO

VIVA A PRINCESA,
O TAMBOR QUE SE NÃO CALA
E O CANTO DO POVO MAIS FIEL
ECOA MEU SAMBA NO ALTO DA SERRA
NA PASSARELA COM OS HERDEIROS DE ISABEL

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*