Império Serrano nas comemorações de 42 anos de Independência de Angola

O Império Serrano, representado pelo Departamento Cultural, esteve presente na ALERJ na cerimônia de comemoração dos 42 anos da República de Angola, na ocasião o Vice-Presidente Cultural Gregório Filho presenteou o Consul Geral de Angola, Rozario Ceuta com uma camisa do Departamento e um CD da Velha Guarda Show e, fez um convite para que ele visite nossa escola no próximo dia 18, na Feijoada Imperial. Esteve também no evento nossa querida Tia Eni, Presidente da Ala das Baianas.

Os angolanos comemoram o 42° aniversário da independência do país em relação a Portugal. A decisão aconteceu em 11 de novembro de 1975, por iniciativa do primeiro Presidente do país, Agostinho Neto.

Agostinho Neto era o líder do MPLA  (Movimento Popular de Libertação de Angola) que controlava a capital, Luanda. Os outros movimentos UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) e FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola) também proclamaram a independência na mesma data. “Diante de África e do mundo proclamo a Independência de Angola”, declarou Agostinho Neto. Com esse ato, concluiu-se o processo pela independência, iniciado no dia 4 de fevereiro de 1961, com a luta de libertação nacional.

O Brasil do então presidente Ernesto Geisel foi o primeiro país a reconhecer a independência da nação africana. A decisão teve grande influência do diplomata brasileiro Ovídio de Andrade Melo, que estava em Angola. Ele havia assumido a função como representante junto à administração transitória estabelecida por Portugal, logo após a Revolução dos Cravos.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*