Ubiratan Senjori de Souza Ferreira - Foto: Reprodução

A voz marcante do Salgueiro se cala! Morre o locutor e benemérito Bira do R

“Conversa de sambista é samba”

Morreu na noite deste sábado, o benemérito e a voz marcante do Acadêmicos do Salgueiro, Ubiratan Senjori de Souza Ferreira, aos 83 anos, eternizado no mundo do samba como Bira do R. Quem frequenta a quadra do Salgueiro está acostumado a ouvir aquela voz potente, impostada e aquela risada gostosa que saúda o público nos ensaios de sábado.

Bira do ‘R’ baluarte de safra rara, nascido e criado na Rua dos Artistas no dia 09 de novembro de 1937, filho de um militar cearense e de uma baiana, era colecionador de muitas histórias sobre o samba e o Salgueiro. Foram 53 anos de histórias na Academia. Formado em Direito e militar da reserva, Bira se dividia entre a agremiação e o seu trabalho de controlador de voo da Aeronáutica.

Sua paixão pela Academia começou em 1958, quando o Salgueiro homenageou os fuzileiros Navais com o enredo: “Um século e meio de progresso a serviço do Brasil – Homenagem ao Corpo de Fuzileiros Navais”, do carnavalesco Hildebrando Moura.

Começou a desfilar em 1964, ano de “Chico Rei” do carnavalesco Arlindo Rodrigues. Ele defendia “Chico Rei” como o desfile inesquecível do Salgueiro, com samba exuberante composto por Geraldo Babão, Djalma Sabiá e Binha.

Nos anos 60, foi apresentador do Concurso de Miss no Clube Renascença. Frequentou o Clube Maxwell onde o Salgueiro ensaiava. Com o passar dos anos ingressou na ala dos compositores, fez parte da Velha Guarda, e em 1985, na gestão de Miro Garcia, passou a ser o locutor oficial da escola. O bordão que sempre falou na quadra, “Conversa de sambista é samba!”, Bira herdou de seu ídolo salgueirense Geraldo Babão.

Por falar em paixões. Amor era o que ele sentia por sua família. Bira era casado com Marlene Ferreira, conhecida carinhosamente como Tia Marlene. Juntos tiveram dois filhos, Marcus do Cavaco e Marcio José.

Sempre foi reconhecido por sua voz grave e marcante. Um Griô, gentil e atencioso, que gostava de contar muitas histórias do carnaval. Bira escolheu o dia de sábado, 21 de novembro de 2020, para nos deixar. Deixa grandes lembranças e saudade. Parte no dia em que sua escola de coração, o Salgueiro, costuma realizar seus ensaios de quadra. A família nossos sentimentos e para todos os amigos ficará a saudade!

Bira do R – Foto: Alex Nunes

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*