‘ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON – Água fresca para o senhor de Ifón’ é o título do enredo da Imperatriz para 2025

Após quase 50 anos, Rainha de Ramos mergulha na mitologia dos orixás

A Imperatriz Leopoldinense divulgou, nesta segunda-feira (08/04), o título de seu próximo enredo: “ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON – Água fresca para o senhor de Ifón”. Depois de 46 anos, a Rainha de Ramos volta a abordar a temática afro-religiosa ligada à mitologia dos orixás como eixo principal. O último desfile leopoldinense tendo um orixá como protagonista foi em 1979, com a lenda de Oxumaré, assinado por Mário Barcellos e Caetano Costa.

Agora, sob o comando de Leandro Vieira, a escola apresenta o mito iorubá (itã) que narra ida de Oxalá ao reino de Xangô. No descortinar da história, o artista vai abordar as intercorrências do percurso e os desdobramentos religiosos que ainda hoje são realizados em reverência ao orixá “Deus da Criação” em função do conteúdo expresso no itã.

O desejo de fazer uma Imperatriz Leopoldinense de contornos estéticos africanizados é uma antiga vontade do carnavalesco, que pensou em dedicar-se ao tema já em sua estreia na escola, em 2023. Na ocasião, optou pela literatura de cordel, na saga de Lampião em busca de morada no céu ou no inferno. O desfile rendeu o título de campeã do carnaval carioca após 22 anos de jejum. Vice-campeão com a cigana Esmeralda no último Carnaval, o artista se mostra animado com o trabalho rumo a 2025.

“Esse enredo é um antigo desejo meu. E na Imperatriz pude encontrar um terreno fértil nos anseios de meus parceiros de trabalho e nos desejos da comunidade que sempre que podiam me pediam essa Imperatriz mergulhada num ambiente de sonoridade e visualidade preta. Tá sendo feliz pra mim e pra eles.  Isso faz toda a diferença”, conta Leandro.

O carnavalesco destaca ainda a vibração dos companheiros de trabalho após a escolha do enredo.

“Vi a ideia ser recebida com muito entusiasmo de todos, da presidência aos meus companheiros de jornada, e especialmente a comunidade. Não à toa, diante de tanto entusiasmo coletivo, os desenhos estão adiantados, a setorização do desfile tá  concluída, a sinopse em vias de ser finalizada e as alegorias do último desfile já estão sendo desmontadas no barracão que já se estrutura para pensar aquilo que virá”, revela o carnavalesco.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*