Quitéria Chagas - Foto: Divulgação

Quitéria Chagas: pela 1ª vez uma Rainha recebe uma Moção pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A Rainha da bateria do Império Serrano, Quitéria Chagas, receberá uma homenagem especial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro neste sábado, dia 13 de abril. A cerimônia terá lugar no Baródromo e marcará o primeiro Dia Nacional da Mulher Sambista, data em homenagem ao aniversário da saudosa Dona Ivone Lara, conforme estabelecido recentemente pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva; lei do ex-deputado federal Chico D’Angelo e iniciativa da página Sambistas da Depressão.

A moção honrosa extraordinária concedida a Quitéria Chagas, por iniciativa de JP Farelli, protocolada pelo Vereador Marcos Paulo, por sua defesa na recente Lei do Dia Nacional da Mulher Sambista, reconhece sua destacada trajetória como mulher e sambista na cena cultural carioca, ressaltando sua significativa contribuição para o enriquecimento do patrimônio cultural do Brasil por meio do samba. Essa é a primeira vez que uma Rainha de Bateria recebe essa honraria. Assim, o evento promete ser uma celebração emocionante, não apenas em homenagem a Quitéria, mas também como um tributo a todas as mulheres sambistas do Rio de Janeiro.

“É uma honra ser a primeira Rainha de Bateria a receber essa honrosa homenagem da moção, especialmente pela minha defesa da lei do Dia Nacional da Mulher Sambista e pelas lutas pela valorização das mulheres no samba ao longo dos meus mais de 20 anos de carreira. Este feito é ainda mais significativo por seguir o legado de Dona Ivone Lara, pioneira em dar voz às mulheres do samba. Abrir caminhos para a valorização das mulheres no samba é essencial. Não somos apenas um corpo, temos voz e poder de fala para pautas de políticas públicas e na valorização do samba e das mulheres”, contou Quitéria.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*