Acadêmicos do Cubango - Foto: Ruan Rocha

Os Amuletos da Cubango: Escola de Niterói define o samba que dará alma ao seu desfile

Festa em verde e branco!

Assim foi a noite de sábado (25) em Niterói, quando a Acadêmicos do Cubango decidiu o samba que vai dar voz, cadência e poesia ao enredo “Igbá Cubango – a alma das coisas e a arte dos milagres”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinicius Natal. A proposta da Escola é levar para a Avenida os objetos de devoção, amuletos de diferentes povos e religiões. Ao mesmo tempo pretende dialogar com sua própria história, relembrando o pentacampeonato no carnaval de Niterói, conquistado em 1979, quando a cidade contava com seu próprio desfile. Naquele ano o samba “Afoxé” foi dedicado ao “ídolo menino” Babalotim, objeto sagrado que ainda hoje garante proteção à quadra da agremiação.

Com as graças de Babalotim, a quadra manteve-se lotada e ansiosa ao longo da noite. A direção da Escola aproveitou o clima de euforia para coroar a nova rainha da Bateria Ritmo Folgado, comandada por Mestre Demétrius. Maryanne Hipólito foi recebida com muito carinho pela comunidade, da qual faz parte desde a infância, onde iniciou como passista mirim e fez seu primeiro desfile como musa de uma agremiação. O convite para desfilar à frente da bateria representa um retorno à sua própria casa.

Mestre Demétrius e a Rainha Maryanne Hipólito – Foto: Ruan Rocha

Rainha empossada, hora de sambar e escolher a obra que vai conduzir a Cubango no próximo carnaval. De um total de nove composições quando iniciada a disputa, três chegaram à final. Uma safra qualificada, que certamente dificultou a vida dos componentes na hora de votar. Mas como só há lugar para um, a verde e branco de Niterói teve de fazer sua escolha.

A parceria campeã, composta por Robson Ramos, Sardinha, Duda Tonon, Anderson Lemos, Ailtinho, Sérgio Careca, Carlão do Caranguejo e Samir Trindade, fez a festa para o domingo amanhecer com sabor de carnaval, assim como deve acontecer no dia do seu desfile.

Confira a letra do samba da Cubango de 2019:
Robson Ramos, Sardinha, Duda Tonon, Anderson Lemos, Ailtinho, Sérgio Careca, Carlão do Caranguejo e Samir Trindade

VOU BUSCAR PRA MIM A FORÇA DO SEU AXÉ
MENINO BABALOTIM NO SAGRADO AFOXÉ
AOS PÉ DO MORRO FIZ O MEU TERREIRO
ONDE O PADROEIRO ME PROTEGE EM SEU ALTAR
ATOTO EU BATO CABEÇA PRA OMULU
NESSE CHÃO TEM PIPOCA PRO SANTO
OFERENDAS DO MEU MUNDO VERDE E BRANCO

E SARUÊ BAIANA, Ê SARUÊ BAIANA
GIRA LAGUIDIBÁ, GIRAM SAIAS E GUIAS
CARREGA MEU PATUÁ EM SUA SABEDORIA

BÚZIOS, CARRANCAS E BALANGANDÃS
RELÍQUIAS ILUMINAM MEU CAMINHO
AO MEU “PADIM”, EU AMARRO A MINHA FÉ
A CRUZ NO PEITO PRA ME ABENÇOAR
JÁ FIZ PROMESSA, O MILAGRE VAI CHEGAR
EM ROMARIA EU AGRADECI
DESACREDITADO, ACREDITEI
A CURA DA ALMA, O TERÇO NA MÃO
UM CORAÇÃO BORDADO AO DIVINO REI
SENHOR, TEM PIEDADE DE NÓS
EIS A ORAÇÃO EM NOSSA VOZ
TEM GENTE VENDENDO AO POVO ILUSÃO
ACENDO VELA, PEÇO SALVAÇÃO

KO SI OBA KAN ÔÔÔÔ
OFI OLORUM ÔÔÔÔ
IGBA CUBANGO, MEU AMULETO
PROTEÇÃO E AMOR

A Acadêmicos do Cubango vai encerrar o carnaval da Série A, sendo a última a cruzar a Marquês de Sapucaí no sábado, dia 2 de março. Que seus amuletos lhe tragam a graça desejada e nos proporcionem um grande desfil

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*