Wigder Frota, fotógrafo brasileiro, participa de exposição no Carrousel du Louvre, em Paris

Da Sapucaí para o mundo, o fotógrafo brasileiro, Wigder Frota, do Rio de Janeiro (RJ), está de viagem marcada para representar o Carnaval Carioca em Paris.

Destaque na fotografia do Carnaval do Rio de Janeiro, o brasileiro terá seis obras do seu acervo expostas, nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Carrousel Du Louvre, à convite da Divine Académie, instituição que faz ponte entre a cultura franco-brasileira. O fotógrafo recebeu a carta-convite diretamente da presidente da Divine Académie, Divani Pavesi.

“Estou muito emocionado pelo o convite e honrado por expor minha arte ao lado de tantos artistas consagrados ao redor do mundo”, comenta Wigder.

A Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture é uma Instituição Académica francesa, laica, sem fins lucrativos, regida pela lei francesa de 1901, fundada em 25 de outubro de 1995 em Paris, sob a égide da empresária, jornalista, escritora, editora, curadora, fotógrafa e produtora cultural, Senhora Diva Pavesi, cidadã franco-brasileira.

Outubro é, tradicionalmente, o mês em que artistas do mundo inteiro  apresentam suas obras no Carrousel Du Louvre.

Sobre o fotógrafo:

Wigder Frota é fotógrafo, nascido no Rio de Janeiro. Vindo de uma família ligada às escolas de samba, desenvolveu logo na infância o olhar sensível em relação às manifestações carnavalescas. Radicado em Nova Iorque desde 1987, não perdeu os vínculos com o Brasil, dedicando-se à fotografia de festas populares. A partir de 1991, Wigder Frota passou a registrar anualmente os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro. O artista possui um acervo de mais de 230 mil imagens.

Em 2017, iniciou uma imersão nas manifestações da região Norte do país, especialmente Festival Folclórico de Parintins. Além da festa do boi-bumbá, tem participado da cobertura fotográfica de festividades amazônicas como a festa dos peixes ornamentais em Barcelos (AM), dos botos em Santarém (PA), das tribos em Juruti (Festribal -PA) e dos Bois-Bumbás de Nova Olinda do Norte, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Distrito do Mocambo do Arari (AM). Convidado para ser condecorado pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, vai nos contemplar com uma belíssima exposição do Carnaval do Rio e Carnaval de São Paulo no Carrousel du Louvre.

Fotografias escolhidas: 

Imperatriz Leopoldinense 2023 – Carnaval Rio de Janeiro – Foto: Wigder Frota

Maurício Pina – Acadêmicos do Salgueiro 2018 – Carnaval Rio de Janeiro – Foto: Wigder Frota

Unidos do Viradouro 2023 – Carnaval Rio de Janeiro – Foto: Wigder Frota

Portela 2015 – Carnaval Rio de Janeiro – Foto: Wigder Frota

 

Serviço – Nova Edição Art Shopping

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*