Carolina Maria de Jesus - Foto: Divulgação

Unidos da Tijuca leva Carolina Maria de Jesus para a Sapucaí e inspira alunos na FLOTI 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio escolheram ‘Quarto de Despejo’ como obra a ser retratada no evento que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho

No ano em que o Rio de Janeiro recebe o título de “Capital Mundial do Livro, a Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, unidade que pertence à Faetec, mostrou que a literatura é mecanismo potente para além de cultura, discutir temas que são importantes para a construção da identidade de um povo. Durante dois dias, a Feira Literária Oscar Tenório (FLOTI) brindou o público, com apresentações onde não faltaram personalidade, dedicação e muito conteúdo, graças à orientação dos professores da unidade que está localizada em Marechal Hermes.

Um dos destaques do evento, que aconteceu nos dias 5 e 6 de junho, foi a apresentação da turma do 2º ano do Ensino Médio de Informática. Com orientação da professora Érika Molini, os estudantes apresentaram “Carolina Maria de Jesus: uma palavra escrita não pode nunca ser apagada”, com trechos da obra que discutem  a obra “Quarto de Despejo”, um dos clássicos da escritora, publicado em 1960, época em que o mundo passava por transformações tecnológica e revoluções ecoavam.

Na apresentação, a retratação da fome e da desigualdade social tiveram papel dominante, frente a uma realidade que persiste nos dias de hoje. O compilado de diários escritos por cinco anos, transformou-se em obra literária expressiva que elevou o nome de Carolina aos principais degraus da literatura brasileira. A escritora, favelada e catadora de lixo, terá suas obras, que retratam uma história de vida bastante similar a de mulheres periféricas,  retratadas no carnaval 2026 sob a ótica do carnavalesco Edson Pereira, da Unidos da Tijuca.

Para Alexandre Valle, presidente da Fundação, eventos como a FLOTI são fundamentais para o desenvolvimento do senso crítico e para que o contato com a literatura seja cada vez mais habitual.

“Vivemos uma época onde os livros impressos, apesar de valiosos, por vezes perdem espaço para a tecnologia dos celulares e jogos virtuais. Precisamos incentivar as crianças ao hábito da leitura e mostrar que ela é um mecanismo muito importante para o desenvolvimento de uma personalidade crítica e criativa”, diz Valle.

Completando 28 anos de fundação, a Fundação de Apoio à Escola Técnica é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com 126 unidades distribuídas em todo o Estado. A instituição oferece ensino integral gratuito, desde o segmento Fundamental até o Nível Superior, além de cursos de Formação Inicial e Continuada.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*