Dia 23 de janeiro, a partir das 10:00 horas, será realizado pela SECEC-Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o Seminário Carnavalesca Maria Augusta Rodrigues, um ícone do Carnaval brasileiro e que, se ainda estivesse entre nós, nessa data completaria 84 anos.
Segundo Sérgio Almeida Firmino, Assessor Chefe de Carnaval da SECEC e idealizador do Projeto, ‘ Maria Augusta Rodrigues, carnavalesca, figurinista e comentarista de Carnaval, foi de fato a “mãe de todos”, assim como Fernando Pamplona o “pai de todos”, no âmbito das Escolas de Samba de todo o Brasil. Por isso, a Secretaria de Cultura presta essa justa homenagem a uma mulher que viveu para inovar e melhorar o Carnaval brasileiro.
Formada pela Escola Nacional de Belas Artes, Maria Augusta foi consagrada no Carnaval carioca por desfiles antológicos, principalmente nas escolas de samba Salgueiro e União da Ilha. Também atuou como comentarista em diversos veículos de mídia e foi jurada do troféu Estandarte de Ouro. Poucos conheciam o Carnaval como Maria Augusta Rodrigues.
O seminário será dividido em duas partes: na primeira, o tema será “ Quem era Maria Augusta Rodrigues”, falando de sua vida e obra, abordadas por Felipe Ferreira, professor do Instituto de Artes da UERJ, membro do Estandarte de Ouro e pesquisador de Carnaval, a jornalista Flávia Oliveira, a carnavalesca Lícia Lacerda, o jornalista e coordenador do Estandarte de Ouro, Marcelo de Mello, a professora Patrícia de Aquino e o carnavalesco Eduardo Gonçalves.
Encerrando essa primeira parte, Selminha Sorriso, a lendária porta-bandeira do Carnaval do Rio de Janeiro, pela Beija-Flor de Nilópolis, vai declamar a letra dos sambas das escolas Unidos da Vila Santa Teresa – “ Maria Augusta, Sorte e Carnaval” – 1996, compositores J. Boca Miúda, Barbeirinho e Galileu; e da G.R.E.S Arranco do Engenho de Dentro – “ Maria Augusta, O Sonho nas Estrelas “ – 2004, compositores Bira Só Pagode, Gutinho, Lula & Tuil Pontes.
Em seguida, a carnavalesca será mais uma vez homenageada pelos puxadores mirins da Aprendizes do Salgueiro que em 2025 se apresentaram com o enredo “Uni-duni-tê, o Aprendizes escolheu você!”, festejando Maria Augusta.
Na segunda parte, o tema será “ O Legado de Maria Augusta”. Participam dessa mesa Luiz Carlos Magalhães, ex-presidente da Portela, que também foi Diretor Cultural da Liesa, durante 2023, os carnavalescos Leonardo Bora, Leandro Vieira , Alex de Souza e Annik Salmon.
Ao final dos trabalhos o grupo musical A Febre do Samba encerra o seminário com a apresentação dos sambas que marcaram a trajetória profissional de Maria Augusta: As Minas do Rei Salomão –Salgueiro; Vamos Falar de Amor – Paraiso do Tuiuti; Sonhos de Natal- Tradição e Uni,Duni,Tê – Beija-Flor. Ito Melodia encerra cantando Domingo e O Amanhã – União da Ilha.
Durante o seminário, haverá também uma exposição de croquis originais de Maria Augusta Rodrigues.
O Seminário será realizado no Teatro Alcione Araújo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio Janeiro, que organiza o evento , e fica na Avenida Presidente Vargas, 1261 ( a entrada será pela Rua da Alfândega, ao lado da Igreja São Jorge) .
O EVENTO É ABERTO AO PÚBLICO.
O credenciamento será feito no local as partir das 9:45 horas. O teatro será aberto ao público, às 10:00 horas.
PROGRAMAÇÃO:
9:45 HORAS – INICIO CREDENCIAMENTO
10:00 HORAS – ABERTURA DO TEATRO
10:30 HORAS – INICIO DE VIDEO COM DEPOIMENTOS SOBRE MARIA AUGUSTA
11:00/13:00 HORAS – PRIMEIRA PARTE DA PROGRAMAÇÃO COM O TEMA “ QUEM ERA MARIA AUGUSTA RODRIGUES”
14:00/16:00 HORAS – SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA COM O TEMA “ O LEGADO DE MARIA AUGUSTA RODRIGUES”
16:00/17:00 HORAS – APRESENTAÇÃO DO GRUPO MUSICAL A FEBRE DO SAMBA
17:00 HORAS – ENCERRAMENTO
Carnavalizados Fique por dentro do carnaval do Rio, São Paulo e todo o Brasil