Roteiro para o feriadão - Foto: Divulgação Riotur

Semana Santa: último fim de semana de março tem passeios a pé com guias

Turistas e cariocas poderão conhecer pontos históricos e comunidades da cidade gratuitamente

Com o feriado da Semana Santa, o Rio de Janeiro se torna, mais uma vez, opção para aqueles que desejam passar o período na cidade. E para tornar a experiência ainda mais interessante, uma ótima opção é caminhar pelo Rio, com a ajuda de guias que vão proporcionar uma experiência única por meio de roteiros turísticos que apresentam um outro olhar sobre a cidade.

O Rio Walking Tour é uma parceria da Riotur com a iFriend, oferece para turistas nacionais e internacionais, de maneira gratuita, passeios a pé com guias bilíngues. As localidades da Rocinha, Santa Teresa, Praça XV e Mural Etnias, Cinelândia e Confeitaria Colombo são os roteiros escolhidos.

Na Rocinha, a visita é 100% imersiva, contando com um guia credenciado pelo Ministério de Turismo e também morador local da maior favela do Rio de Janeiro, e uma das maiores do Brasil. No passeio, é possível apreciar a gastronomia local no Restaurante Mirante da Rocinha, conhecer o Mirante do Laboriaux, se encantar com as paisagens na Laje Bela Vista e Laje Porta do Céu, conhecer a galeria e trabalho do artista plástico Wark, além de garantir lembranças feitas por artesãos e comerciantes no Centro de Comercial da Rocinha, o Camelódromo.

Já na Praça XV e Mural Etnias, o itinerário leva os visitantes a conhecer tesouros culturais como o Paço Imperial, a Igreja da Lapa dos Mercadores, recém restaurada, o Corredor Cultural, que compreende uma região tida como patrimônio urbanístico do Centro do Rio, e o incrível Museu do Amanhã, com suas exposições que nos levam a discutir sobre o futuro do planeta.

Na Cinelândia e a Confeitaria Colombo, um passeio pela grandiosa praça, passando pelo icônico Cine Odeon, o Centro Cultural da Justiça Federal, a Biblioteca Nacional e a Confeitaria Colombo, símbolo do Centro. É imperdível!

No mais bucólico bairro do Rio, Santa Teresa, apresenta um tour onde cada esquina conta uma história e para cada momento, uma descoberta. Na região, o Largo dos Guimarães, o Hotel Santa Teresa, o Castelo Valentim, o Bar do Gomes, o Solar da Chácara Viegas, o Centro Cultural Laurinda dos Santos Lobo, a Casa Benjamin Constant, o Mural de Mosaicos dos Bondinhos de Santa Teresa, o Arte Urbana, o Polo Gastronômico de Santa Teresa (com dicas de bares), Parque das Ruínas Glória Maria, o Convento de Santa Teresa e Escadaria Selarón.

Cada tour possui limite de 20 pessoas. Para fazer o passeio e aproveitar cada cantinho dos roteiros, basta agendar, clicando aqui.

Confira mais sobre a programação no feriado da Semana Santa no Rio:

O Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, oferece de maneira gratuita a exposição ‘’Hiromi Nagakura até a Amazônia’’. Com curadoria de Ailton Krenak, Angela Pappiani, Eliza Otsuka e Priscyla Gomes, a exposição apresenta 160 fotografias no Brasil do premiado fotógrafo japonês Hiromi Nagakura. Nagakura realizou 5 viagens com o líder ambientalista Krenak pelo território amazônico entre 1993 e 1998. A seleção de imagens conta com fotos que não estiveram presentes na edição paulistana da exposição e conta com objetos dos povos visitados.

O Museu de Arte do Rio, o MAR, está com as exposições ‘’Abolicionistas Brasileiras’’, que traz obras de oito artistas contemporâneas brasileiras, inspiradas em mulheres que tiveram papéis de influência e liderança no processo de abolição da escravatura no Brasil;

a ‘’Rio Carnaval’’, com dois ambientes do museu – térreo e quinto andar – e traz fotografias dos profissionais Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, junto ao artista plástico Vik Muniz sobre o Carnaval; além de ’“Laroyê, Grande Rio”, para o Museu de Arte do Rio. A exposição denominada “Laroyê, Grande Rio”, com peças que foram para a Avenida, como fantasias, esculturas e elementos cenográficos e alegóricos usados no desfile concebido pela Grande Rio, em 2022.

Os sertanejos Matheus e Kauan desembarcam na cidade com o evento “Praiou”, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no dia 29. Como convidado especial da dupla, o cantor Mumuzinho. O show promete unir sucessos da dupla sertaneja, além de clássicos do ritmo, e músicas de Mumuzinho. Os ingressos ainda estão sendo vendidos! Corra para garantir o seu.

Para quem gosta de um bom samba, no sábado, 30/3, um encontro vai promover a reunião de três das rodas mais animadas do Rio: o Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC), Cozinha Arrumada e Samba pra Roda, no BCo. Space Makers. Para adquirir os ingressos, clique aqui

O Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC), é uma das rodas mais famosas do Rio, levando milhares de pessoas todas as quintas-feiras para a Fundição Progresso.

Já o Cozinha Arrumada faz a festa, tradicionalmente, na Quadra do Cardosão (Laranjeiras) e no rooftop Rio. No tempero, o verdadeiro ‘molho’ do samba raiz, cantando também grandes mestres e sucessos do pagode.

Com o lema ‘’enquanto se luta, samba’, o grupo Samba Pra Roda é conhecido por trazer a resistência do samba de raiz. No evento, o grupo fará sua estreia no BCo. Makers! Você não pode perder!

SERVIÇO

Free Walking Tour

Plataforma iFriend + Riotur

Passeios a pé com guias (roteiros Rocinha, Santa Teresa, Praça XV e Mural Etnias, Centro Histórico)

Link para inscrição: https://mkt.theifriend.com/free-walking-tour/

 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ)

Exposição Hiromi Nagakura até a Amazônia

Dias: De quarta a segunda

Horários: de 9h às 20h

Ingressos: Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria ou no site.

https://ingressos.ccbb.com.br/exposicao-hiromi-nagakura-ate-a-amazonia-com-ailton-krenak__1493

 

Museu de Arte do Rio (MAR)

De terça-feira a domingo

Horários: 11h às 18h (última entrada às 17h).

Local: Praça Mauá, 5 – Saúde, Rio de Janeiro

Ingressos: 20$ (inteira) e 10$ (meia-entrada)

https://museudeartedorio.byinti.com/#/event/fUrkikRPPcci4KPjEmUI

 

‘Praiou’ na Cidade das Artes

Dia: 29/3

Horário: 14h

Atrações: Matheus & Kauan com participação de Mumuzinho

Local: Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Ingressos: 4º lote – 320$ (inteira) 160$ (meia-entrada)

https://brasilticket.com.br/praiou-matheus-e-kauan-rio-de-janeiro.html

 

Encontro das Rodas: SIBC, Cozinha, Samba pra Roda e DJ’s

Dia: 30/3

Horário: 19h às 5h

Atrações: Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC), Cozinha Arrumada, Samba Pra Roda e os DJ’s Ana Santi, Fran, Julio Rodrigues

Local: BCo. Space Makers – Rua Gen. Luís Mendes de Morais, 210 – Santo Cristo, Rio de Janeiro

Ingressos: 3º lote – 40$

https://shotgun.live/pt-br/events/encontro-de-rodas-sibc-cozinha-samba-pra-roda-e-dj-s

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*