Na próxima terça-feira, 10 de junho, às 19h30, o GRES Acadêmicos do Salgueiro realiza, em sua quadra, o primeiro encontro oficial com os compositores, marcando a entrega e apresentação da sinopse do enredo para o Carnaval 2026. Na ocasião, também serão divulgadas as regras e diretrizes do concurso de samba-enredo.
Com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a vermelho e branco do Andaraí prestará uma grande homenagem à inesquecível carnavalesca Rosa Magalhães, reverenciando sua trajetória, seu legado e sua imaginação sem limites. Rosa é a maior campeã da história da Marquês de Sapucaí.
Desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira em parceria com o curador Leonardo Antan, o enredo propõe um desfile lúdico e encantador, inspirado no universo criativo de Rosa. A narrativa passará por bibliotecas mágicas, reinos fantásticos e encontros com personagens dos contos de fadas, da mitologia e do folclore brasileiro, em uma imersão no processo artístico da homenageada — conhecida por sua genialidade estética, profundidade histórica e sensibilidade poética. A equipe criativa do projeto também inclui Ricardo Hessez e Allan Barbosa.
A quadra do Salgueiro está localizada na Rua Silva Teles, 104, no bairro do Andaraí. O calendário do concurso de samba-enredo prevê ainda três encontros para esclarecimento de dúvidas e orientações aos compositores: nos dias 24 de junho, 8 de julho e 22 de julho, sempre das 19h às 22h. Já a inscrição dos sambas será no dia 30 de julho, quarta-feira, às 19h30.
O Salgueiro encerrará os desfiles do Grupo Especial em 2026, sendo a última escola a entrar na avenida na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro.
Carnavalizados Fique por dentro do carnaval do Rio, São Paulo e todo o Brasil