Regina Celi Fernandes não é mais presidente do Salgueiro- Foto: Fernando Tribiño

Regina Celi é afastada da presidência do Salgueiro e Desembargador determina novas eleições no dia 16 de dezembro

CRISE ELEITORAL NO SALGUEIRO PERTO DO FIM

Nesta quinta-feira, em nova decisão da 25ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador Werson Rêgo, determinou o afastamento de Regina Celi da presidência do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. Acompanha a atual resolução judicial o estabelecimento do dia 16 de dezembro para a realização da eleição presidencial da agremiação, levando à conclusão um processo que se arrasta desde maio, quando, após o pleito, Regina Celi foi considerada inelegível para o cargo conquistado.

A presidente afastada chegou a buscar apoio para manter-se à frente da escola até maio de 2019, em um mandato-tampão. A tentativa seria votada por meio de assembleia, mas teve a pauta impedida por outra decisão judicial. Sua defesa, entretanto, vem utilizando o decurso de prazos e recursos para prolongar a permanência da administradora, uma estratégia que parece ter chegado ao fim na tarde de hoje.

Segundo a decisão proferida hoje: “(…) em claro abuso de poder político, a Sra. Regina Celi e os demais requeridos conduzem todo o processo de forma a satisfazer seus próprios interesses, visando à concessão, na prática, de um ‘mandato-tampão’, que possibilite à atual Presidente permanecer no poder indefinidamente”.

O desembargador Werson Rêgo determinou a inelegibilidade e afastamento da presidência de Regina Celi, com a posse provisória e condução do processo eleitoral a cargo de seu vice-presidente, Jô Casemiro. Além disso, decretou a nomeação de um interventor para coordenar a nova eleição, agendada para o dia 16 de dezembro, entre 9h e 16h, na quadra da agremiação.

Após uma longa jornada que vem colocando em risco o carnaval da comunidade, a vermelho e branco da Tijuca parece encontrar o fôlego democrático da qual foi privada nas últimas eleições. Publicada a determinação judicial, os salgueirenses foram surpreendidos com o cancelamento do ensaio que ocorreria na noite de hoje.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*