Mestre Chuvisco - Foto: Eduardo Hollanda

Há 12 anos sem ‘nota máxima’, bateria da Vila trabalha forte com Chuvisco para alcançar o objetivo

Após algumas informações divulgadas relatando problemas no segmento, a Unidos de Vila Isabel em nota faz um detalhamento sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por Mestre Chuvisco.

Ensaiando há mais de seis meses, a bateria da Unidos de Vila Isabel será comandada em 2018 pela primeira vez por Reinaldo de Souza, o mestre Chuvisco. ”Cria” da Estácio de Sá, ele sempre se destacou como ritmista no Rio de Janeiro, tendo desfilado nas principais escolas de samba do carnaval carioca e comandado a bateria da vermelho e branco do morro de São Carlos durante nove anos. O profissional esteve no Grupo Especial em 2016 e obteve a pontuação máxima para o Leão, feito que pretende repetir em sua estreia na Swingueira de Noel.

A última vez que a bateria da Unidos de Vila Isabel conseguiu dar a pontuação máxima em seu quesito para a escola foi em 2005, ano que retornava ao Grupo Especial e era comandada pelo lendário mestre Mug. Chuvisco conta como vem conduzindo o seu trabalho e avalia o tamanho do desafio.

– Desde o momento que assumimos um compromisso estamos lutando sempre pelas notas máximas, independente do que aconteceu antes. Procuro sempre dar o meu máximo para alcançar o resultado. A mudança é relativa ao andamento. Nos últimos anos a bateria vinha tocando num andamento mais lento. Esse ano, até pelo samba que foi escolhido, estamos buscando algo mais alegre e firme. É um caminho em conjunto com a direção de carnaval para que seja melhor para toda escola.

Com a experiência de títulos conquistados com a Unidos da Tijuca e a própria Unidos de Vila Isabel, além de muitos carnavais competitivos e elogiados em outras agremiações, Ricardo Fernandes, integrante da comissão de carnaval da escola, explica que o andamento adotado para o samba de 2018 foi um consenso entre carro de som, bateria e a comissão de carnaval.

– A cada ano se escolhe um samba diferente. Cada um deles tem uma característica de ritmo. Nem sempre você faz ele acontecer no mesmo andamento. O ritmista gosta de tocar mais ”pra trás” porque é mais confortável, mas ninguém pode reclamar de andamento na bateria da Vila Isabel esse ano. Estamos tocando abaixo de vários outros anos que já passaram aqui, como 2005, 2006 e 2013. Não há fuga das tradições da bateria da Vila e as responsabilidades técnicas para fazer a escola desfilar bem na Avenida serão atendidas – afirma.

Sobre o relacionamento com os ritmistas, Chuvisco confessa que, como ocorre em toda mudança, há um período de adaptação dos integrantes da bateria. Mas acredita que aos poucos têm conseguido fazer os integrantes da Swingueira de Noel entenderem como funciona a sua maneira de trabalhar. Ao todo serão quatro bossas no desfile e o mestre está bem satisfeito com a evolução.

– Até o desfile vamos avaliando aquilo que funciona mais. Tenho certeza que o que está sendo planejado tem tudo para trazer as notas para a bateria da Vila Isabel. Vamos fazer um grande desfile e ajudaremos a escola a brigar pelo título. É um trabalho muito bom! Confio no que estamos fazemos – garantiu.

Com o enredo ”Corra que o futuro vem aí”, a Unidos de Vila Isabel será a terceira agremiação a desfilar no domingo de folia. O tema será desenvolvido pelos carnavalescos Paulo Barros e Paulo Menezes

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*