Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho (próxima sexta-feira), Evelyn Bastos, rainha de Bateria da Estação Primeira de Mangueira, diretora cultural da Liesa e ativista, liderará uma série de atividades no Rio de Janeiro, com foco na valorização e no protagonismo feminino negro. A programação, que se estende por diversos pontos da cidade e da região metropolitana do RJ, reforça o compromisso de Evelyn com a promoção da cultura, educação e empoderamento negro feminino.
No epicentro das celebrações, no dia 25 de julho, Evelyn Bastos e o CAMP Mangueira promoverão uma roda de conversa em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento, idealizado por Evelyn, reunirá jovens da instituição para um diálogo sobre identidade, cultura, representatividade e saúde das mulheres negras. Pela manhã, a cantora Maru 2D compartilhará sua trajetória na música independente. À tarde, Evelyn Bastos mediará um bate-papo com convidadas especiais, abordando temas como resistência, protagonismo, empoderamento e saúde feminina.
“Mais do que uma comemoração, este momento é um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento das nossas juventudes, especialmente das meninas negras que se veem refletidas em histórias como as da Evelyn e da Maru”, destaca Alessandra Almeida, coordenadora pedagógica do CAMP Mangueira.
O evento é exclusivo para os jovens da instituição e acontecerá na sede do CAMP Mangueira, reforçando o compromisso com a formação cidadã e o combate ao racismo estrutural.
Ainda no dia 25 de julho, Evelyn Bastos e Gracy Moreira, bisneta de Tia Ciata, promoverão um encontro para convidados de líderes femininas negras do RJ na Casa da Tia Ciata, um local de grande simbolismo para a cultura afro-brasileira e o samba. O evento promete ser um marco na celebração da força e da liderança das mulheres negras.
A agenda de Evelyn também inclui participações em outras importantes iniciativas. No dia 24 de julho, às 18h, ela estará na UERJ para uma atividade que integra a programação do Julho das Pretas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro junto ao “Samba Vivências. Encerrando o ciclo de eventos, no dia 29 de julho, às 19h, acontecerá a 1ª Edição do projeto “Raízes do Samba – Julho das Pretas” em São Gonçalo, na quadra do Porto da Pedra.
“Esta celebração é dedicada às mulheres negras que construíram e continuam construindo o rico legado da cultura na cidade, buscando valorizar nossas histórias, promover trocas culturais e fortalecer o protagonismo feminino em todos os espaços”, avalia Evelyn.
As atividades demonstram seu papel multifacetado não apenas como ícone do carnaval, mas também como gestora cultural, educadora e ativista, usando sua voz e sua trajetória para iluminar e fortalecer a comunidade negra, em especial as mulheres.
Serviço:
24 de Julho
* Horário: 18h
* Local: UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
25 de Julho
* Horário: 13h
* Local: CAMP Mangueira (evento exclusivo para jovens da instituição)
* Horário: 18h
* Local: Casa da Tia Ciata
29 de Julho
* Horário: 19h
* Local: Quadra do Porto da Pedra, São Gonçalo
Sobre Evelyn Bastos:
Evelyn Bastos, uma Rainha negra dentro e fora da Sapucaí. Reconhecida como uma das personalidades mais influentes do Carnaval do Rio de Janeiro, ela atua em diversas frentes da festa. Nascida e criada no Morro da Mangueira, Evelyn é Rainha de Bateria da Estação Primeira de Mangueira desde 2014. Em 2019, recebeu da Câmara Municipal, a medalha Pedro Ernesto pelo trabalho prestado com projetos sociais.