Com enredo e sinopse divulgados na última segunda-feira, 16, a Estácio de Sá definiu as regras para o concurso que vai eleger o hino oficial para o Carnaval 2019, ano em que a vermelho e branco entra na disputa pelo título da Série A com o enredo ” A Fé que Emerge das Águas”, do carnavalesco Tarcísio Zanon.
Escrito pelo jornalista Daniel Targueta, o roteiro base que servirá de inspiração para os poetas estacianos, será transformado em samba e apresentado ao grande público no dia 17 de agosto. Antes porém, estão previstos três encontros entre os compositores e o carnavalesco Tarcísio Zanon, para a tirada de dúvidas.
– A Estácio sempre se deu muito bem com enredos que primam pela emoção. Foi assim com o Círio e São Jorge, esperamos que o Cristo Negro e o Panamá rendam grandes obras para todos os nossos compositores, comenta Tarcísio.
Feliz com a repercussão do enredo proposto pela rainha do Carnaval Jéssica Maia, que viveu no país por uma década, o presidente Leziário Nascimento chegou a brincar com os compositores durante a explanação da sinopse.
– “Estou quase escrevendo umas linhas aí para virar samba”, brincou o dirigente, afirmando, em seguida, que no Estácio não há possibilidade de reedição ou da não disputa dos sambas. ” Enquanto eu for presidente, no Estácio haverá disputa porque nós temos uma ala muito capaz de fazer grandes obras. Eu acredito em vocês e sei que com um tema como este, vocês irão saber transmitir tudo o que está sendo pensado para esse desfile”, comentou.
A novidade para a disputa é que a final será realizada, excepcionalmente, em um sábado. A data escolhida foi a de 15 de setembro, sendo a escola, a última da Série A a escolher o samba para o Carnaval do ano que vem.
Confira as datas dos tira-dúvidas e as regras para a disputa:
– 26 de julho, quinta-feira, das 18h às 21h
– 02 de agosto, quinta-feira, das 18h às 21h
– 09 de agosto, quinta-feira, das 18h às 21h
– Inscrição dos sambas : 16 de agosto, quinta-feira, das 18h às 21h
– apresentação dos sambas na quadra: 17 de agosto, sexta-feira, a partir das 22h.
Para quem quiser se inscrever no concurso de sambas de enredo visando o Carnaval 2019, as regras são as seguintes:
– número máximo de compositores por parceria : 07 ( já incluindo as participações especiais)
– valor da inscrição por compositor: R$50
– 05 Cd´s
– 30 cópias impressas da letra do samba
Em 2019, a Estácio de Sá será a terceira escola a desfilar no sábado de Carnaval, 02 de março.