Grande Rio Carnaval 2022 - Fotos: Equipe FatPress/LIESA

Escolas de samba do Grupo Especial terão subvenção recorde da Prefeitura do Rio para o Carnaval 2023

A pouco mais de dois meses dos desfiles oficiais, marcados para os dias 19 e 20 de fevereiro, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro receberam esta semana a primeira das três parcelas que Prefeitura irá repassar para financiar o espetáculo. O valor é recorde. Cada uma das 12 agremiações receberá R$ 2,15 milhões – valor 7,5% superior aos R$ 2 milhões repassados em 2017, ano com a subvenção mais expressiva até então.

Segundo o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, o investimento recorde é um reflexo da importância e da credibilidade das escolas, que estão prontas para devolver à cidade do Rio, e ao mundo, a confiança depositada. Superada as restrições impostas por questões orçamentárias e pela pandemia da Covid-19 nos últimos cinco anos, a festa preparada pelos sambistas promete ser uma das mais memoráveis do Sambódromo.

– As escolas estão dedicadas a fazer um belíssimo espetáculo em 2023, à altura da confiança depositada nelas pelo poder público e pela sociedade. O retorno desse investimento começa em janeiro, com os ensaios técnicos na Avenida, que colocarão a roda da economia do município para continuar girando logo após o Réveillon. E vai até o Sábado das Campeãs, depois de proporcionamos aos cariocas e a turistas de todos os lugares o mais belo espetáculo audiovisual do mundo – afirma Perlingeiro.

Uma prévia do que está em produção nos barracões das escolas foi dividida com o público no último fim de semana, durante o evento de abertura da temporada do Rio Carnaval. Minidesfiles embalados pelos sambas-enredo de 2023 foram apresentados pelas agremiações no mesmo complexo em que trabalham diariamente para preparar a estrutura dos desfiles. O evento, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de Dezembro), foi sucesso de adesão.

Já temporada de ensaios técnicos, mencionada por Perlingeiro, começa em 15 de janeiro (com Império Serrano às 20h30m e Paraíso do Tuiuti às 22h). Em seguida, serão mais quatro fins de semana de diversão gratuita para a população carioca e seus visitantes. O calendário completo foi disponibilizado pela Liesa em novembro e, desta vez, inclui duas datas (em vez de apenas uma) que servirão para o teste de luz e som da Passarela do Samba (11 de fevereiro  com Vila Isabel e Viradouro, e 12 de fevereiro com Beija-Flor e Grande Rio).

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*