No dia 22 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h, o Espaço Sérgio Britto, no CAL Glória, será palco de um encontro único que promete explorar a rica interseção entre o teatro e o carnaval. Intitulado “Dos Palcos à Sapucaí: Teatralizando o Carnaval”, o evento reunirá artistas e profissionais renomados do carnaval carioca para uma reflexão profunda sobre a relação histórica e as memórias de carnavais passados.
O carnaval e o teatro compartilham muitos elementos e profissionais em suas produções. Coreógrafos, atores, músicos, aderecistas, projetistas, iluminadores, carnavalescos, pesquisadores, dançarinos, e pintores são alguns dos talentos que transitam entre o palco e a avenida, colaborando em espetáculos grandiosos tanto no ambiente teatral quanto no universo das Escolas de Samba.
Mediado pelos nossos colaboradores Claudio Rocha (Bibliotecário, Pós-Graduado em História do Teatro Brasileiro e Ocidental pela CAL e Pesquisador de Carnaval) e Gizelly de Paula (Diretora, Professora, Bacharela em Artes Cênicas pela PUC-RIO e Pós-Graduada em Direção para Teledramaturgia pela CAL), o Evento contará com a participação de artistas e profissionais ligados ao Carnaval Carioca.
Convidados:
João Batista – Diretor e autor do musical “QUANDO A GENTE AMA”, com sambas e canções de Arlindo Cruz; e da peça “OUVI DIZER QUE A VIDA E BOA. Professor de interpretação na Faculdade CAL. Atuou em Escolas de Samba como Portela, União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz, em parceria com a carnavalesca Rosa Magalhães.
Renato Rocha – Professor de interpretação na Faculdade CAL de Artes Cênicas e trabalha como diretor e coreógrafo de carros alegóricos de escolas de samba do Rio de Janeiro. Dirigiu e coreografou carros alegóricos das principais Escolas de Samba do Rio de Janeiro, trazendo a linguagem do circo paro o maior espetáculo do planeta. Destaque no campo da pesquisa de linguagens e vasta experiência circense já o levou a dirigir diversos trabalhos pioneiros aclamados pela crítica em todo o mundo, entre elas o Circolombia, com temporadas em Londres e Paris, e o Circus Incubator Project, que nasceu de uma colaboração internacional entre França, Suécia, Espanha, Canadá e Brasil.
João Gustavo – Jornalista, professor, roteirista, redator e pesquisador de cultura popular. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, concluiu o doutorado, pesquisando as alegorias do Festival Folclórico de Parintins e dos Desfiles das Escolas de Samba. E autor dos livros sobre o Carnaval e o Boi-Bumbá, e de destaques carnavalescos. Foi diretor cultural do G.R.ES. Académicos do Salgueiro.
Mauro Leite – Carnavalesco do G.R.ES. São Clemente. Durante muito tempo fez figurinos para espetáculos teatrais e de balé. Formado em Indumentária pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e em Estilismo, pela Faculdade SENAI CETIQT. Ex-assistente da Carnavalesca Rosa Magalhães e com passagem pela Escola de Samba Estácio de Sá.
Sandro Gomes – Carnavalesco do G.R.E.S. Arrastão de Cascadura, com Teatro Experimental do Negro Artes, Cultura e Resistência para o enredo de 2025. Artista plástico, decorador e produtor artístico, professor de figurinos. Foi jurado de Carnaval nos quesitos: Fantasia e Alegoria. Atuou como carnavalesco de Escolas de Samba como Renascer de Jacarepaguá, Império da Tijuca, Tradição e Caprichosos de Pilares.
Vinicius Natal – Mestre e doutor em Antropologia pela UFRJ. Possui pós- doutorado em História da Arte pela UERJ. Já atuou como Diretor de Pesquisa do Museu do Samba e Pesquisador do G.RES. Unidos de Vila Isabel. Autor do livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”.
Serviço:
Data: 22 de agosto, quinta-feira
Horário: A partir das 18h
Local: Rua Santo Amaro, 44 – CAL Glória
Entrada Franca. Sujeito à lotação.
Prepare-se para uma noite de muito aprendizado e troca de experiências. EVOÉ!