Leandro Vieira foi indicado a um dos principais prêmios de arte contemporânea brasileira - Foto: Arquivo Pessoal

Carnavalesco Leandro Vieira é indicado ao Prêmio PIPA 2020

Leandro Vieira foi indicado a um dos principais prêmios de arte contemporânea brasileira.

À frente dos projetos artísticos da Estação Primeira de Mangueira, Leandro conquistou dois campeonatos: em 2016, e 2019. Nos últimos anos, tem desenvolvido propostas conceituais que ultrapassam os contornos dos desfiles para a avenida. Em 2017, sua produção debruçada sobre a religiosidade popular, tema do enredo da Mangueira naquele ano,  foi documentada pelo IPHAN na publicação “Arte e Patrimônio no carnaval da Mangueira” e levada ao Paço Imperial do Rio de Janeiro em exposição batizada de “Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval”. Em 2018, criou a instalação interativa “Carnaval: grito de quê?”, desenvolvida em parceria com o artista Ernesto Neto, para a exposição “O Rio de samba: resistência e reinvenção”, que ocupou o Museu de Arte do Rio (MAR). No desfile da Mangueira 2020 enfrentou a resistência conservadora ao apresentar a biografia de Cristo com nuances político/sociais.

O Prêmio PIPA é um dos mais importantes prêmios da arte contemporânea do Brasil. Anualmente, um júri formado por críticos, curadores, galeristas e artistas de todo o país seleciona os artistas concorrentes. Em 11 edições, é a primeira vez que um artista que produz para o carnaval é indicado.

“A obra de um artista do carnaval indicada ao PRÊMIO PIPA é também o reconhecimento do carnaval como fonte produtora de arte contemporânea; de artes visuais; um sinal de que o júri está conectado com a pluralidade das fontes produtoras de imagem”, declara Leandro.

Entre no site, vote e ajude o carnaval a marcar seu território no cenário da arte contemporânea brasileira.

1) Clica no link ou entre no endereço https://www.premiopipa.com/leandro-vieira/

2) Clique no botão “votar” na página do artista escolhido. Então, o visitante deverá informar seu email, para onde será enviado um código de verificação.

3) Após copiar e colar o código no campo da janela de votação no site, será necessário confirmar um captcha (uma simples pergunta de segurança) e então seu voto é registrado no sistema.

 

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*