Barracão Imperatriz 2024- Foto: Divulgação/Imperatriz

Série Barracões 2024: Com enredo sobre o testamento da cigana Esmeralda, Leandro Vieira aposta no bicampeonato da Imperatriz

Atual campeã, a Imperatriz Leopoldinense apresentará na Sapucaí o enredo “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”. A inspiração para o enredo surgiu ainda na pesquisa de enredo de 2023, em um folheto de cordel, que versa sobre o testamento cigano, escrito há mais de cem anos e intitulado como “O testamento da cigana Esmeralda” da autoria de Leandro Gomes de Barros, paraibano reverenciado por Carlos Drummond de Andrade como “o rei da poesia do sertão”.

Para entender os caminhos que a escola de Ramos pretende traçar na Marquês de Sapucaí, sob a batuta criativa do craque Leandro Vieira, a equipe do Carnavalizados visitou o barracão e teve uma deliciosa conversa com o carnavalesco. Observando o barracão da verde e branca de Ramos, já é possível dizer que a Imperatriz virá com um carnaval delirante, místico e colorido, com mais cores que no ano passado, porém igualmente impressionante e criativa. Vale ressaltar o belo trabalho de esculturas e pintura de arte. 

Sobre a escolha cromática para o desfile deste ano, Leandro explica: “Desfilar ao amanhecer, também pede uma escola adequada à luz do dia. E esse enredo transborda com a escolha dos materiais, transborda com a escolha das cores. A cultura cigana guarda essa exuberância colorida.  Um carnaval que se apresenta pela cor e pela estética de uma escola que vai desfilar pela manhã”

Além da revolução cromática realizada na escola desde o ano passado, com redução do uso massivo do verde e do branco, mas sem abrir mão das marcas intrínsecas à agremiação, a grandiosidade também será vista por todo o desfile. Não só pelo tamanho, mas pelo cuidado com o acabamento das alegorias, a riqueza de detalhes que saltarão aos olhos. Com esculturas que se movimentam e muitas cores, a atual campeã quer fascinar a Sapucaí. Para Leandro, a visualidade tem que dar conta do enredo. Afinal, é o maior espetáculo da Terra.

 Mas não é só da estética que vem o brilho da escola da Leopoldina. Buscando estreitar laços, coube à nova gestão e ao carnavalesco a responsabilidade de reaproximar a comunidade do Complexo do Alemão à escola. O que não chega a ser uma novidade para ele, que explica: “A Imperatriz está a cinco minutos, a pé, do Complexo do Alemão, aos pés do Morro da Baiana. Então a gente não está inventando essa história. Essa é a história dos leopoldinenses. Maria Helena é do Complexo do Alemão e sempre fez entrevistas e deu depoimentos na sua casa, no Complexo. Então, essa relação sempre existiu. Em algum momento ela foi esvaziada, hoje ela é mais forte. Essa aproximação territorial da comunidade também é uma visão que a atual gestão tem.”

Sobre essa aproximação e valorização da comunidade, Leandro conclui: “Carnaval é coletivo! Eu gosto de carnaval porque eu gosto de gente. Eu acho que escola de samba é coletivo. Não há sucesso que seja só individual. Há desfiles com sucessos individuais pontuais e que não resultaram em campeonato. O campeonato é a justa medida entre as potências individuais de tudo que desfila. Eu sempre ganhei carnaval com o todo. O todo é quem ganha. E a maior parte do todo é o componente que desfila”.

Questionado pela nossa equipe sobre quem dará vida à cigana Esmeralda, Leandro faz segredo e não revela sua posição no desfile. Mesmo convicto de que esse não é um enredo religioso, o carnavalesco cumpriu com elementos considerados fundamentais para retratar essa rica cultura, por exemplo, a fogueira tem, para os Ciganos, um significado essencial de subsistência e proteção, estará presente no desfile.

Desejando boa sorte ao artista, que já faz planos para seu próximo enredo, fechamos mais uma visita, guardando a expectativa para as surpresas que a Cigana Esmeralda vai provocar na Sapucaí. Um desfile delirante, afinal, é o papel ideal para o artista desenhar todas as ilusões que o fascinam e que encantam o público.

Barracão Imperatriz 2024- Foto: Divulgação/Imperatriz

Barracão Imperatriz 2024- Foto: Divulgação/Imperatriz

Barracão Imperatriz 2024- Foto: Divulgação/Imperatriz

Acompanhe o Carnavalizados em suas redes sociais

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*