A Portela anunciou, na manhã deste sábado (27), o samba que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. A obra da parceria formada por Valtinho Botafogo, Raphael Gravino, Gabriel Simões, Braga, Cacau Oliveira, Miguel Cunha e Dona Madalena foi a grande vencedora da disputa e embalará o desfile do enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”.
O concurso contou com 36 sambas inscritos e passou por quatro etapas de classificação, incluindo uma chave especial no Sul do país, até a definição dos quatro finalistas. A grande decisão, realizada na quadra da Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira, reuniu milhares de torcedores.
Os portões foram abertos ainda na noite de sexta-feira (26). A festa começou com show dos segmentos da escola, que relembraram clássicos da discografia da Majestade do Samba. Em seguida, cada parceria finalista teve 30 minutos de apresentação. O anúncio do vencedor aconteceu já ao amanhecer, sob os primeiros raios de sol em Madureira.
No Carnaval de 2026, a Portela será a terceira escola a desfilar no domingo de folia. O enredo homenageará o Príncipe Custódio, figura histórica e espiritual de origem africana que marcou a cultura afro-gaúcha no século 19. A apresentação terá assinatura do carnavalesco André Rodrigues.