A Escolas de Samba Associadas – Esa recebeu neste sábado (15), em Belém, a comitiva da Grande Rio, que levará para a Sapucaí enredo em homenagem ao Pará. O evento será realizado em um restaurante localizado às margens de Icoaraci. O governador do estado, Helder Barbalho, e o presidente da ESA, Fernando Guga, serão os anfitriões para o presidente da Grande Rio, Milton Perácio.
O evento voltado para apresentação da sinopse do enredo para compositores paraenses, imprensa local e demais autoridades, o principal intuito da escola de samba de Caxias, foi de trazer um dos carnavalescos, Gabriel Haddad, para explanar sobre o enredo “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós” e nortear o compositores que irão participar da disputa de samba.
“É importantíssimo esse diálogo intersetorial da escola de samba, é o momento que vamos tentar alinhar uma linguagem única da escrita e concepção do enredo, com a linha de composição dos sambas que irão disputar. Afinal como diz a professora Rosa Magalhães, o samba-enredo é 60% da conquista do título de uma agremiação”, comentou Gabriel, carnavalesco da Grande Rio.
A ESA terá participação ativa com suas nove agremiações carnavalescas associadas do Grupo Especial de Belém na disputa que definirá o samba-enredo de 2025 da escola carioca. Com a novidade da disputa feita simultaneamente em Belém e no Rio de Janeiro, cada agremiação de Belém concorrerá com uma obra, as duas finalistas da capital paraense irão ao Rio de Janeiro disputar a semifinal, na quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
“Sem dúvida alguma ver o Pará retratado no maior espetáculo à céu aberto do mundo é de dar um orgulho tremendo e a partir da articulação nacional da ESA, pudemos trazer e realizar essas eliminatórias aqui em Belém e termos compositores da terra, representando nossas resistentes agremiações, no cenário nacional do maior carnaval do Brasil e do mundo, que é no Rio de Janeiro. Uma forma de mostrar para o Brasil que Belém vive e pulsa carnaval e tem artistas competentíssimos”, pontuou o presidente das Escolas de Samba Associadas, Fernando Guga Gomes.
Já o presidente da Grande Rio, Milton Perácio, destacou a importância desse intercâmbio cultural entre a Grande Rio, a ESA e as escolas de samba de Belém, na construção deste, que promete ser um dos maiores carnavais da Tricolor de Caxias. “Falar sobre o Pará é preciso viver o Pará. E foi isso que nós viemos fazer, alinhar uma grande disputa de samba com a Liga daqui, a ESA. Os compositores locais fazem sambas grandiosos com a chance imensa de chegar a final e até ser o hino da Grande Rio. Caxias está esperando um grande desfile e nós vamos fazer!”, garantiu Perácio.
O evento realizado no sábado encerrou com show da cantora paraense Lucinha Bastos, além do show do Evandro Malandro, intérprete oficial da Grande Rio.
Carnavalizados Fique por dentro do carnaval do Rio, São Paulo e todo o Brasil
