Com 36 sambas inscritos e quatro finalistas, a noite de escolha do hino promete emoção e surpresas no espetáculo da escola
Nesta sexta-feira (26), a Majestade do Samba vai realizar, em sua quadra, a escolha do hino que irá embalar seu desfile no Carnaval de 2026.
Com o enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, a Ala de Compositores Ary do Cavaco e os compositores gaúchos, movimentaram a safra deste ano com 36 sambas inscritos. Desse quantitativo, quatro obras chegaram à grande final e seguem firmes na disputa para virar o hino da Portela para o próximo Carnaval.
Prometendo um espetáculo à altura da tradição portelense, repleto de emoção e surpresas para o público, o presidente Junior Escafura destacou a importância do momento e compartilhou a expectativa da final.
“A disputa está acirrada e o nível das obras é altíssimo, me arrisco a dizer que foi a melhor safra do Grupo Especial. É muito bom ver a dedicação dos compositores para esse momento. Temos certeza de que o samba escolhido vai honrar esse enredo e marcar a história da nossa escola. Aguardem um show incrível e emocionante, do jeito que a Portela merece!”, declara Escafura.
Além do show da escola e da apresentação dos sambas concorrentes, a noite será ainda mais especial com o batismo oficial da escola de samba Bambas da Orgia, de Porto Alegre, como afilhada da Portela.
Confira a ordem de apresentação dos sambas:
1. VALTINHO BOTAFOGO, RAPHAEL GRAVINO, GABRIEL SIMÕES, BRAGA, CACAU OLIVEIRA, MIGUEL CUNHA E DONA MADALENA
2. DAIANE MOLET, ANDERSON XILICO, CHICO PROFESSOR, FAGNER PRESIDENTE, FRED FEIJÓ, MANINHO VEIGA E MARCÉLE SÀLLES.
3. TONINHO GERAES, ELI PENTEADO, PAULO CÉSAR FEITAL, ALEXANDRE FERNANDES, VICTOR DO CHAPÉU, JUCA E JUNINHO LUANG
4. CECÍLIA CRUZ, CLAUDIO CRUZ, LUCIANO FOGAÇA, FABINHO GOMES, GÊMEOS, OSMAR FERNANDES E JULIO PAGÉ
Sobre o enredo
A escola Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira promete um desfile emocionante ao homenagear Príncipe Custódio, figura histórica e espiritual de origem africana que marcou a cultura afro gaúcha no século 19.
Custódio, reverenciado como líder religioso e símbolo de resistência, é apontado como responsável pela estruturação dos fundamentos do Batuque, principal religião de matriz africana praticada no sul do país. O enredo busca romper com a tradicional centralização das narrativas afro-brasileiras no eixo Rio-Bahia, lançando luz sobre a força da ancestralidade negra no Sul do Brasil.
“Nossa proposta é debater a descentralização da historicidade negra do Brasil, focando na formação do Rio Grande do Sul e promovendo a certeza que essa influência negra foi estimulada e organizada pelo Príncipe do Bará, o Custódio. A realeza africana, é parte indispensável da construção da identidade do povo gaúcho. Uma história que mistura personagens, fatos históricos, ficção, lenda, sonhos, utopias e ressignificação do Brasil”, completa o carnavalesco André Rodrigues.
Para quem não puder comparecer presencialmente, o evento será transmitido ao vivo pelo canal Portela TV, no YouTube, permitindo que o público acompanhe cada momento do concurso de onde estiver. Já quem quiser conferir as letras dos sambas finalistas, basta acessar o QR Code disponível nas redes sociais da escola e também na quadra.
Vale lembrar que a Portela será a terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval, dia 15 de fevereiro, em busca de sua vigésima terceira estrela.
SERVIÇO
Grande Final de Samba-Enredo Portela Carnaval 2026
Enredo: O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande
Data: 26/09/2025 (sexta-feira)
Horário: A partir das 22h
Local: Quadra da Portela – Rua Clara Nunes, 81 – Madureira.