A segunda-feira (13) começou com emoção e surpresas no barracão do Acadêmicos do Salgueiro. A influenciadora e empresária Gkay, musa da vermelha e branca em 2026, recebeu das mãos do carnavalesco Jorge Silveira o croqui de sua fantasia para o desfile.
“Estou muito emocionada e feliz por viver esse sonho pela primeira vez. Minha fantasia é linda e me surpreendeu de várias formas”, contou Gkay, visivelmente empolgada.
A musa vai desfilar no sexto setor da escola com a fantasia intitulada ‘Antropofágica’, que representa a construção da brasilidade na obra de Rosa Magalhães, inspirada na proposta de antropofagia da Semana de Arte Moderna de 1922. O movimento, liderado por Oswald de Andrade, defendia que o Brasil deveria “devorar” as influências culturais estrangeiras para transformá-las em algo autenticamente brasileiro.
Sobre sua estreia no Salgueiro, Gkay destacou o desejo de acompanhar de perto o dia a dia da escola. “Estou conhecendo a história do Torrão e me apaixonando cada vez mais. Quero ser uma musa presente e participar do máximo de compromissos possíveis com o Salgueiro”, afirmou.
Em 2026, o Salgueiro encerrará os desfiles da Marquês de Sapucaí com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, uma homenagem à eterna carnavalesca Rosa Magalhães, a maior campeã da história da avenida.