Neste domingo, 13 de julho, a partir das 15h, a quadra da Inocentes de Belford Roxo será palco de uma celebração dupla: o aniversário da escola e a coroação da nova rainha de bateria, Carolane Silva. Sambista desde 2012, Carolane vai realizar o sonho de comandar a Cadência da Baixada, ao som dos ritmistas da agremiação.
Quem terá a honra de passar a coroa será Andressa Marinho, rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel. A escolha foi feita por Carolane como um gesto de carinho e reconhecimento entre duas mulheres que representam a força da comunidade e das passistas no carnaval carioca.
— Já fui musa e candidata a rainha do carnaval, mas ser rainha de bateria é muito mais que um título. É mostrar para outras mulheres que também vivem o samba na ponta do pé, que é possível conquistar esse espaço — declara Carolane, emocionada.
Ela destaca a identificação com Andressa:
— Nossas trajetórias têm muito em comum. Somos mães, batalhadoras e apaixonadas pelo samba. Quando uma passista chega lá, ela carrega consigo toda uma classe. A vitória é coletiva.
Sobre Carolane Silva
Carioca de São Cristóvão, aquariana, vascaína e filha de nordestinos, Carolane é personal trainer, mãe solo de Felipe, de 6 anos, e estudante de gestão pública. Teve o primeiro contato com o carnaval em 2012, ao visitar a quadra do Paraíso do Tuiuti, e desde então, nunca mais deixou o samba. Já passou como passista pelas escolas do Salgueiro e da Vila Isabel, sempre com garra e dedicação.
Para criar o filho, não teve medo de batalhar: chegou a trabalhar como vendedora ambulante enquanto seguia ensaiando e estudando. Agora, vê seu esforço coroado — literalmente — ao se tornar a majestade da bateria da Inocentes.
A festa deste domingo promete ser uma grande celebração da resistência, do talento e da potência feminina no carnaval.