Quadra Paraíso do Tuiuti - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Conheça detalhes da nova quadra do Paraíso do Tuiuti, em São Cristóvão – RJ

Um dia histórico! Foi assim que o presidente do Paraíso do Tuiuti, Renato Thor, definiu este sábado, 13 de junho, durante o lançamento da pedra fundamental para construção da nova quadra da escola de samba. O espaço fica na Rua Carneiro de Campos, número 31, no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. A cerimônia simbólica contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Cavaliere, do político Marcelo Freixo, de todos os segmentos da azul e amarelo, entre outros.
“Este é um momento histórico para o Tuiuti. Somos uma das escolas mais tradicionais do Carnaval carioca e ver a nossa velha guarda, os nossos componentes e toda a comunidade emocionados hoje mostra a importância dessa conquista. Me sinto muito feliz e orgulhoso por estar à frente da gestão que está tornando realidade esse sonho antigo da escola e da comunidade, garantindo ao Paraíso do Tuiuti o espaço que sempre desejou “, discursou Thor.
Em despacho assinado e publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 11 de junho, a Prefeitura do Rio autorizou a abertura de licitação para a contratação das obras de construção do novo espaço da agremiação. O investimento total autorizado pelo município é de R$ 14.696.849,34 (catorze milhões, seiscentos e noventa e seis mil, oitocentos e quarenta e nove reais e trinta e quatro centavos). Além da autorização para a abertura da concorrência, a prefeitura também aprovou o projeto básico e o edital, estabelecendo um prazo de 360 dias corridos para a execução das obras após a assinatura do contrato.  As obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
“Está na hora de erguer um novo palácio em São Cristóvão, que será a nova quadra do Paraíso do Tuiuti. O carnaval vai muito além do desfile das escolas de samba. O carnaval é identidade, pertencimento e transformação social. É uma manifestação cultural que movimenta a economia e muda a vida das pessoas, mostrando a força e a importância da cultura para a cidade do Rio”, declarou o prefeito Eduardo Cavaliere.
O terreno possui cerca de 2,2 mil metros quadrados e receberá uma estrutura com aproximadamente 2,4 mil metros quadrados de área construída, projetada para oferecer mais conforto, acessibilidade e melhores condições para o público e os integrantes da agremiação. O empreendimento foi planejado em diferentes pavimentos, distribuídos de acordo com as necessidades da escola. O térreo concentra a principal área de convivência, com uma quadra coberta de 1,2 mil metros quadrados destinada a ensaios e eventos.
A nova quadra contará com um telhado retrátil, que poderá ser aberto para melhorar a ventilação e reduzir o calor durante as apresentações. O setor ainda terá palco, loja, sala de troféus, cozinhas integradas aos bares, salas destinadas aos segmentos da escola e áreas de apoio ao público. No pavimento inferior ficarão a bilheteria, a enfermaria, as áreas administrativas e o espaço destinado à ambulância. Já o pavimento superior reunirá 20 camarotes, camarote presidencial, varanda, palco da bateria, bares e espaços voltados aos segmentos da escola.

O projeto também prevê elevador, rampas de acesso e banheiros adaptados, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Quadra Paraíso do Tuiuti – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Quadra Paraíso do Tuiuti – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*