A União de Maricá conquistou o título da Série Ouro em 2026 e garantiu presença no Grupo Especial do Carnaval carioca em 2027. A apuração, realizada nesta quinta-feira (19), confirmou a vitória da agremiação da Região dos Lagos, que alcançou 269,4 pontos mesmo após a perda de 0,2 ponto no quesito evolução por estouro de tempo e um acidente envolvendo o último carro alegórico na dispersão, que deixou três pessoas feridas.
Fundada em 2015, a agremiação vem construindo uma trajetória consistente de crescimento. Depois de se destacar nas divisões de acesso, garantiu lugar na Série Ouro em 2024 e, apenas dois anos depois, alcança pela primeira vez o tão sonhado Grupo Especial.
O desfile campeão levou para a Avenida o enredo “Berenguendéns e balangandãs”, assinado por Leandro Vieira. A proposta mergulhou no simbolismo das joias-amuletos tradicionalmente usadas por mulheres negras, transformando a passarela do samba em um manifesto de ancestralidade, identidade e empoderamento feminino.
Sob a direção de Patrick Carvalho, a abertura do desfile trouxe um quadro cênico potente, protagonizado apenas por mulheres negras, que transformaram a Avenida em um território de memória, resistência e afirmação identitária.
No pavilhão, Fabrício Pires e Giovanna Justo conduziram o símbolo maior da escola com leveza e sintonia, mesclando técnica apurada, elegância e expressões que dialogavam diretamente com o universo proposto pelo enredo.
Com um conjunto harmonioso, estética marcante e samba pulsante, a União de Maricá consolida sua ascensão e agora se prepara para viver, pela primeira vez, a experiência do Grupo Especial em 2027.
Carnavalizados Fique por dentro do carnaval do Rio, São Paulo e todo o Brasil