A Estação Primeira de Mangueira já tem definido o samba que irá embalar seu desfile no Carnaval 2026. Na madrugada deste domingo (28), a obra da parceria formada por Pedro Terra, Tomaz Miranda, Joãozinho Gomes, Paulo César Feital, Herval Neto e Igor Leal, identificada como Samba 15, conquistou a preferência da escola e se tornou o hino oficial da verde e rosa para a Marquês de Sapucaí.
A noite no Palácio do Samba foi de festa. Lotado, o espaço recebeu o show inédito “Mangueira, a cara do povo”, seguido da apresentação das quatro obras finalistas, que levantaram as torcidas.
“Temos um samba grandioso, à altura da história de Mestre Sacaca”, destacou o carnavalesco Sidnei França. “Essa escolha valoriza não apenas o nosso enredo, mas reafirma a vocação da Mangueira de narrar os Brasis e dar voz às histórias invisibilizadas.”
Neste ano, a disputa reuniu 22 sambas – seis vindos do Amapá, onde a escola promoveu uma seleção especial com compositores locais, e 16 do Rio de Janeiro. Dois desses chegaram à finalíssima.
Para 2026, a Mangueira levará à avenida o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, assinado por Sidnei França. A proposta mergulha na trajetória afro-indígena do extremo Norte do Brasil por meio das vivências do lendário Mestre Sacaca. O desfile abre também as comemorações do triênio do centenário da Estação Primeira.