Hugo Junior, Manoel Vieira e Altemir Lima- Foto: Emerson Pereira

Liga RJ firma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para profissionalização dos trabalhadores da Série Ouro

Iniciativa vai formalizar profissionais com MEIs e oferecer capacitação dentro das comunidades das escolas de samba

A Liga RJ deu um importante passo rumo à profissionalização dos trabalhadores da indústria do carnaval da Série Ouro. Na última segunda-feira (22), o presidente Hugo Junior se reuniu com Manoel Vieira, secretário municipal de Trabalho e Renda, e firmou uma parceria para implementar diversas ações voltadas à formalização e capacitação dos profissionais que constroem o maior espetáculo da terra. O encontro aconteceu na sede da Liga RJ, no Centro do Rio, e contou também com a presença do diretor de marketing Altemir Lima.

Durante a reunião, ficou acordado que a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda irá realizar a regularização e criação do Microempreendedor Individual (MEI) para os profissionais que atuam nos barracões e ateliês das escolas de samba da Série Ouro. Além disso, serão oferecidas orientações sobre emissão de notas fiscais e processos burocráticos que garantam mais segurança jurídica e independência aos trabalhadores. A proposta prevê também a realização de ações de capacitação dentro das comunidades das escolas de samba, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa.

“Tivemos uma grande reunião e uma grande conquista. Estamos fechando uma parceria para realizar ações em cada escola de samba, visando formalizar todos os profissionais que estão trabalhando para o Carnaval 2026. É um marco importante, que trará mais segurança tanto para quem contrata quanto para quem presta o serviço. Com toda certeza, vamos poder projetar a cultura carnavalesca com mais segurança e valorização para quem produz o espetáculo”, afirmou o Hugo Junior, presidente da Liga RJ.

Secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira também ressaltou a relevância da parceria e destacou o papel do poder público neste processo.

“Nós, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, agradecemos a oportunidade de contribuir com a profissionalização dos trabalhadores do carnaval. Contamos com o apoio de todas as escolas de samba para que essa ação tenha sucesso. Além da regularização, também vamos oferecer cursos de capacitação e certificações necessárias, garantindo que esses profissionais tenham ainda mais reconhecimento e formalização em suas atividades”, destacou.

As ações terão início em outubro, com a regularização e criação de MEIs para os trabalhadores. Em seguida, serão realizadas iniciativas voltadas às comunidades e à certificação profissional.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*