Noite dos Enredos - Foto: Eduardo Hollanda/Liesa

Noite dos Enredos recebe mais de 8 mil pessoas com homenagens a Arlindo Cruz e Bira Presidente

A Cidade do Samba foi palco de muita emoção na noite desta sexta-feira (8), durante a tradicional Noite dos Enredos. O evento homenageou os artistas Arlindo Cruz e Bira Presidente, com um minuto de silêncio e canções que marcaram suas trajetórias. Na ocasião, as escolas do Grupo Especial apresentaram os temas que irão desfilar na Sapucaí no Carnaval de 2026.

A abertura ficou por conta do Cacique de Ramos, fundado por Bira Presidente e com Arlindo Cruz como uma de suas referências. A roda de samba animou o público de 8.600 pessoas presente, além de arrecadar mais de cinco toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao programa Mesa Brasil.

Cada escola teve 12 minutos para apresentar um resumo teatral do enredo do próximo Carnaval, utilizando música, dança e outras expressões artísticas, demonstrando muita criatividade e emoção.

A Acadêmicos de Niterói, que estreia no Grupo Especial, destacou a trajetória do presidente Lula, enquanto a Mocidade Independente homenageou a cantora Rita Lee. O Paraíso do Tuiuti explorou uma vertente religiosa afro-cubana, e a Unidos da Tijuca prestou tributo à escritora Carolina Maria de Jesus.

A Vila Isabel trouxe um samba-enredo em homenagem ao multifacetado Heitor dos Prazeres, e o Salgueiro lembrou a trajetória da carnavalesca Rosa Magalhães. Mangueira celebrou Mestre Sacaca, e Portela resgatou a história do Príncipe Custódio.

O evento também contou com homenagens a artistas vivos: Mestre Ciça participou da apresentação da Viradouro, e a Imperatriz Leopoldinense destacou as obras do cantor Ney Matogrosso. A Grande Rio trouxe a energia do Manguebeat, enquanto a atual campeã Beija-Flor encantou com a recriação do Bembé do Mercado, considerado o maior candomblé de rua do mundo.

Para encerrar a noite, o Grupo Fundo de Quintal reuniu convidados especiais como Teresa Cristina, Sombrinha e Dudu Nobre em uma emocionante homenagem a Bira Presidente e Arlindo Cruz.

O Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 acontecerá entre os dias 15 e 17 de fevereiro no Sambódromo, com as seis melhores escolas desfilando novamente no Sábado das Campeãs, dia 21.

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*