Criação e Arte: Levi Cintra

Zé Katimba é Enredo de Escola de Samba de Niterói

O compositor e fundador da Imperatriz Leopoldinense, Zé Katimba, será homenageado pela atual vice-campeã do Grupo Especial de Niterói, a G.R.E.S. Império de Araribóia. O anúncio foi feito durante a comemoração dos 85 anos do sambista, no último domingo, durante uma roda de samba.

Com o título de “Zé Katimba – Filho do Cordel e Pai do Samba”, o enredo vai narrar a vida e obra do homenageado como a de um herói de uma história de cordel. Nascido na Paraíba, filho de poeta de cordel, Katimba revolucionou a composição de samba de enredo, no início da década de 1970, ao propor letras mais curtas e de linguagem mais coloquial.

O enredo será desenvolvido pelos carnavalescos Tiago Ribeiro (que em 2017 homenageou o sambista Monarco na S.R.E.S. Lins Imperial, levando a escola ao Grupo B do Rio de Janeiro) e Levi Cintra (ex-Estrelinha da Mocidade).

A Império de Araribóia será a sétima agremiação a desfilar na terça-feira de carnaval, em Niterói.

Confira a logomarca do enredo e a sinopse:

Criação e Arte: Levi Cintra 

SINOPSE DO ENREDO

“ZÉ KATIMBA – FILHO DO CORDEL E PAI DO SAMBA”

Vou lhe contar a história de alguém que, com certeza, já ouviste falar, cantar, ou versar. A saga de um sertanejo sambista… ou seria de um malandro paraibano? Tanto faz. O importante mesmo é de quem ele é filho, de quem ele é pai e, mais ainda, de quem ele é. Mas não vá pensando que é um causo em linha reta, pois a vida é labirinto, é linha torta, e se tem uma coisa que nosso herói aprendeu, é que tudo que vai, retorna.

Como todo cabra que se presa, não se aperreou diante das dificuldades, enfrentou os dragões da maldade. Do chão rachado, levantou a poeira e deu a volta por cima. Na fome de vencer, suportou a barriga vazia e se alimentou de amor. Clandestino, partiu retirante com as bênçãos de Frei Damião e da Mãe Paraíba. E, em tempos nebulosos, ao levantar sua bandeira, foi enquadrado tal qual xilogravura. Mas quem melhor que um versador pra lidar com os improvisos da vida?

E os perrengues tirou de letra, formando palavras, versos, poesia. Na mesma cabeça que repousou o chapéu de palha, vestiu o panamá. Quem diria… o filho do cordel, no samba fez escola. E causou o maior rebuliço, abalou as estruturas, e ganhou a boca do povo, em todo esse mundão de meu Deus. Sucesso a perder de vista.

De repente, era moço importante, ganhou um bocado de medalhas e estandartes. Depois de tanta aventura, virou até personagem da TV e da literatura. E hoje, na casa de Araribóia, sua primeira paragem na terra das batalhas de confetes e serpentinas, o pai da Imperatriz é saudado por todo o Império. No presente, volta ao passado, pensando no futuro, na certeza de que essa história não acaba aqui. Enfim, após tanto feito, ganhou nome, não é nenhum Zé Ninguém, mas Zé Katimba.

 

Carnavalescos: Levi Cintra e Tiago Ribeiro

Pesquisa/Texto: Tiago Ribeiro

Arte: Levi Cintra

 

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*