Nova Geração da Estácio - Foto: Alexandre Macieira/Riotur

SOS Escolas de Sambas Mirins: Não deixe o samba morrer

Por: Carla Lopes

Há 35 anos atrás surgia na Passarela do Samba, no próprio dia de sua inauguração, um fenômeno cultural que marcaria o processo de formação de novas gerações de sambistas: as Escolas de Samba Mirins.

O sonho do passista Careca finalmente se concretizava: viver com crianças e adolescentes na avenida a verdadeira essência e tradição do que vem a ser uma Escola de Samba. Fundamental nesta empreitada foram os apoios de vários sambistas e do governador e vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

Hoje, passados tantos anos, nesta gestão do prefeito/pastor da cidade do Rio de Janeiro, que demonstra total desrespeito para com a maior expressão cultural de nossa cidade, o desfile das Escolas de Samba, cortando verbas e, o pior, jogando a população contra estas entidades, através de um discurso preconceituoso, baixo nível e todo de inverdades e assim assistimos a eminência dessa manifestação cultural ser inviabilizada e, no caminhar de tais desmandos, ser enfraquecida e, corrompendo suas possibilidades, ser mesmo extinta.

As Escolas Mirins pedem socorro. Seu grito veio expresso no evento ‘SOS Escolas de Samba Mirins – Não deixe o samba morrer’, que não teve choro, teve sim a mostra de alegrias e potências com a reivindicação do direito de existir e ser. Não se trata, nunca se tratou, de utilizar verbas destinadas para atendimento à população em troca de financiar “empresários do Samba”, mas de perseguição e cassação de nossa Cultura Popular, por isso, se você não conhece o trabalho que é desenvolvido no mundo do Samba e a relevância dessas agremiações, temos o prazer de te apresentar as Escolas de Samba Mirins.

Sejam bem-vindos e junte-se a nós na luta pela manutenção desta genuína e forte identidade cultural do carioca!
Parabéns Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro – Aesm-Rio.

1 – Mangueira do Amanhã Oficial
2 – Grcesm Corações Unidos do Ciep
3 – Infantes do Lins
4 – Filhos da Águiai
5 – Pimpolhos Da Grande Rio
6 – Ainda Existem Crianças Na Vila Kennedy
7 – Grcesm Tijuquinha Do Borel
8 – G.R.C.E.S.M. Miuda da Cabucu.
9 – Grcesm Império do Futuro
10 – Grcesm Inocentes da Caprichosos
11 – Grcesm Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel
12 – Escola de Samba Mirim Aprendizes do Salgueiro
13 – Nova Geração do Estácio
14 – Petizes Da Penha
15 – Golfinhos da Guanabara
16 – GRCESM Herdeiros da Vila

Deixar uma resposta

Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios *

*